Obras da macrodrenagem da Avenida Mário Epinghaus já estão 70% executadas

 Obras da macrodrenagem da Avenida Mário Epinghaus já estão 70% executadas

A obra de macrodrenagem da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, que liga o Centro à Ipitanga, foi retomada na última semana e já tem 70% das obras executadas. Informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) indicam que as intervenções acontecem no trecho que compreende o Ponto 3 com a instalação de aduelas para a conclusão da construção do canal.

O trabalho consiste na substituição de manilhas de concreto já existentes por galerias maiores que vão triplicar a capacidade de vazão da água, e no desassoreamento de diversos trechos. A ação, segundo Roque Fagundes, titular da Seinfra, será responsável por acabar com os alagamentos em toda a região.

“A macrodrenagem vai acabar definitivamente com os alagamentos da área, pois drena essa água para o Rio Ipitanga. Antes, em época de chuva, a gente tinha até que interditar a área, mas com essa obra essa situação ficará no passado”. Iniciadas em junho de 2020, as intervenções têm previsão de término contratual em dezembro. No entanto, o titular da pasta garantiu que será concluída antes.

As obras terão maior impacto no trecho que compreende a Avenida Beira Rio à Ipitanga, como na Rua Bispo Renato Conceição da Cunha, próximo à Secretaria Municipal de Saúde, onde já foram substituídas as antigas manilhas por três galerias de 4m². Desse trecho até a Rua Euvaldo Santos Leite foi realizado o desassoreamento, além do aumento da largura e profundidade.

O aumento da vazão no Canal da Mário Epinghaus é uma obra executada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, que aliada às obras da Macrodrenagem dos rios Ipitanga e Joanes, sob a responsabilidade do Governo do Estado, resolverão os alagamentos na região do Centro da Cidade, que era uma das áreas mais críticas em tempos de muita chuva.

A obra é realizada através de verbas do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), com investimento no valor de R$ 5.375.470,64.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading