Obras do esgotamento sanitário são retomadas em Lauro de Freitas

 Obras do esgotamento sanitário são retomadas em Lauro de Freitas

As obras para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Lauro de Freitas foram retomadas há duas semanas. As intervenções para instalação da rede coletora central foram iniciadas pelas Ruas Geraldo Duarte Oliveira e Adolfo Serra, no bairro Jardim do Jockey, e ruas Jailton Ferreira e Bernardino Santos, no Centro. As obras, realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, vão levar a cobertura de esgotamento do município dos atuais 47% para 70%.

A Embasa, juntamente com a empresa contratada para realizar o trabalho técnico social, realizará nesta segunda-feira (28), um diálogo com os moradores das ruas onde as intervenções vão ocorrer. O encontro virtual com lideranças locais será às 9h, através da plataforma Google Meet e tem o objetivo de explicar as intervenções e sanar dúvidas.

*Uma nova etapa*

Cerca de 43% das obras para implantação do SES de Lauro de Freitas já foram executadas. A estação mãe, que vai coletar o esgoto do município que será transportado para o emissário submarino em Salvador, está concluída.

As intervenções entram agora em um outro estágio. A ordem de serviço para início desta etapa foi assinada pelo governador do estado em 14 de maio, durante a entrega de mais um reservatório de águas do projeto de macrodrenagem do Rio Ipitanga.

Nesta nova etapa da obra, que conta com recursos do PAC/FGTS e e próprios da Embasa da ordem de R $154 milhões, estão previstas a implantação de 229 quilômetros (km) de rede coletora de esgoto e 2.146 ligações domiciliares. Também serão feitas intervenções nas estruturas e tubulações que ligam o sistema de Lauro de Freitas ao de Salvador. Esta etapa deve ser concluída em maio de 2024.

Parte dos recursos para a realização das obras, iniciadas em 2011 e paralisadas até o ano de 2017 por conta de uma decisão judicial, foram captadas em 2007, ainda na primeira gestão da atual prefeita.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading