Operação cumpre mandado na Bahia por fraudes em contas bancárias

 Operação cumpre mandado na Bahia por fraudes em contas bancárias

A Polícia Civil do Distrito Federal (DF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 6, uma operação para desarticular um esquema que fraudou contas bancárias. O prejuízo estimado é de R$ 1,1 milhão.

Além do DF, estão sendo cumpridos 50 mandados judiciais nos estados da Bahia, Ceará, São Paulo, Santa Catarina e Paraíba, além dos Distrito Federal. em nota, a Polícia Civil da Bahia informou que prestou apenas um apoio à operação e que um mandado foi cumprido no município de Paulo Afonso, localizado a mais de 480km de Salvador.

A operação foi batizada de XCoderX, uma referência ao método adotado pelos suspeitos. As cidades e alvos dos mandados judiciais não foram divulgados.

Modus Operandi

De acordo com a força-tarefa, os criminosos se passavam por funcionários de bancos e entravam em contato, por telefone, com as vítimas para alertar sobre uma suposta fraude. As pessoas eram, então, orientadas a digitar os dados da conta corrente e a senha bancária no teclado do próprio celular.

Segundo a polícia, após a ligação, as vítimas eram orientadas a procurar um caixa eletrônico a fim de gerar um QR Code (código de barras), que deveria ser enviado para os criminosos por meio de uma aplicativo de mensagens. Com todas estas informações, os suspeitos instalavam um aplicativo do banco em outros celulares e, a partir daí, passavam a realizar uma série de saques e transferências na conta da vítima.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading