Pais terão de apresentar carteira de vacinação em escolas baianas

 Pais terão de apresentar carteira de vacinação em escolas baianas

Uma portaria estadual publicada nessa quinta-feira (30) torna obrigatória a apresentação da carteira de vacinação de crianças e de adolescentes até 18 anos em todas as creches e escolas da rede pública ou particular do estado que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e médio.

De acordo com a Sesab, a medida, assinada pelos secretários estaduais da Saúde e da Educação, Fábio Vilas-Boas e Walter Pinheiro, deve-se ao atual cenário epidemiológico nacional, que apresenta risco de reintrodução de doenças imunopreveníveis já eliminadas das Américas, como a poliomielite, e à necessidade de conter a circulação do vírus do sarampo, reintroduzido recentemente no país.

No caso de não apresentar o documento ou não colocar em dia, num prazo de 30 dias, as vacinas que estão faltando na carteira de vacinação, o Conselho Tutelar será acionado pela unidade escolar, conforme determina a portaria.

Na avaliação do secretário da Educação, Walter Pinheiro, “a portaria tem o objetivo de levar para as escolas uma responsabilidade em relação ao acompanhamento vacinal dos nossos filhos e netos. Convidamos os professores e servidores na mobilização junto às famílias e aprimoramento do diálogo com os estudantes, pois o fundamental não é punir, mas vacinar todos que precisam”, afirmou Pinheiro.

Para garantir a cobertura vacinal, cuja meta é 95%, o governo informou que haverá uma articulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com escolas e creches para realizar vacinação programada, além do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em horários alternativos.

A sexta-feira (31) é o último dia da campanha de imunização contra o sarampo e a poliomielite. Na capital, o horário de atendimento foi estendido até as 20h em cinco salas de vacinação (veja abaixo). E nesse sábado (1º) haverá novo dia ‘D’.

A Bahia é um dos 12 estados que registram índices abaixo da média nacional da cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo. Dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde apontam que cerca de 72,9% das crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos foram imunizadas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading