setembro 26, 2018

970×90

Panorama FM, breve em toda Lauro de Freitas, RMS e chegando até Feira de Santana; Senado aprovou PL que aumenta potência das rádios comunitárias

Panorama FM, breve em toda Lauro de Freitas, RMS e chegando até Feira de Santana; Senado aprovou PL que aumenta potência das rádios comunitárias

A Rádio Panorama FM 87,9 pertencente ao vereador César, que também é líder do governo da prefeita Moema Gramacho, em breve passará de 120 watts para 150 watts e com isso alcançará toda Lauro de Freitas, Salvador, Região Metropolitana e indo até Feira de Santana. Isso porque o Senado aprovou nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 513/2017, que aumenta a potência de transmissão para rádios comunitárias. A proposta segue para a Câmara dos Deputados, para depois ser sancionada pelo presidente Michel Temer. Depois de sancionada, a frequência da rádio Panorama FM sofrerá alteração e os ouvintes poderão ouvir em uma nova sintonia, com mais potência e qualidade.

A proposta estabelece aumento da potência para até 150 watts, com altura irradiante não superior a 30 metros e possibilidade de acesso a dois canais específicos em nível nacional para as emissoras em frequência modulada. O relator da matéria, senador Otto Alencar (PSD-BA), destacou que houve acordo com as lideranças partidárias para aprovação do projeto. Antes de iniciada a votação, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, também anunciou a retirada de dois requerimentos para exame do texto por outras comissões.

Potência

O texto original do projeto previa que a potência das rádios comunitárias seria aumentada de 25 para até 300 watts, com três canais designados, em vez de um, para a execução de radiodifusão comunitária voltada a uma comunidade, bairro ou vila.

O autor do projeto, senador Hélio José (Pros-DF), argumenta que o aumento da potência é necessário devido à grande diversidade geográfica do Brasil. Para ele, 25 watts são insuficientes para operação nas áreas de população esparsa, particularmente na zona rural. A ideia é viabilizar o serviço em regiões rurais, nas quais a cobertura de uma única comunidade, com moradias dispersas, exige alcance maior que o atualmente estabelecido. Segundo ele, a atual potência atinge até um quilômetro de raio de cobertura, limitando e restringindo o alcance da rádio, muitas vezes menor do que seu público potencial.

Caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelecer a potência autorizada para cada rádio comunitária para preservar a característica da cobertura restrita do serviço. A alteração possibilita a cobertura de múltiplas comunidades, bairros ou vilas pela mesma rádio comunitária, o que desvirtuaria a essência desse serviço, destaca Hélio José.

Discussão

A aprovação da matéria foi comemorada pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO). Segundo ela, os ajustes feitos na proposta não indicam a interferência das rádios comunitárias na faixa de transmissão destinada a rádios comerciais.

A aprovação do projeto também foi saudada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), pelos senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Lindbergh Farias (PT-RJ), Waldemir Moka (MDB-MS), Paulo Rocha (PT-PA) e pelo líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá (MDB-RR).

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que o projeto atende a todas as rádios comunitárias espalhadas pelo Brasil. Por sua vez, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) afirmou que o projeto favorece a democratização e a participação popular. Já o senador Hélio José cumprimentou as lideranças políticas pelo apoio dado à proposição.

Os Tops de Lauro de Freitas, tem o prazer de fazer parte da Rádio Panorama FM, através do programa Panorama de Notícias que acontece de segunda à sexta, das 18h às 19h e tem como apresentadores, o jornalista Marcelo Aragão, o locutor Anderson Aladim e o decano da comunicação da cidade, Ladislau Leal, ambos do LF NEWS, SUCESSAGEM NEWS e BLOG DO LAU, que na oportunidade anunciam que retomam o programa nesta segunda-feira, (16), com toda força total de sempre.

Parabéns, vereador César, estamos juntos!

Compartilhe isso
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde