Piñera vence pela 2º vez e coloca a direita na presidência do Chile

 Piñera vence pela 2º vez e coloca a direita na presidência do Chile

O bilionário conservador Sebastián Piñera, ex-presidente chileno de direita, foi eleito neste domingo (17), para o seu segundo mandato, tornando-se novamente o sucessor de Michelle Bachelet. Piñera venceu o candidato de centro-esquerda, o jornalista Alejandro Guillier. Com 99,62% das urnas apuradas, Piñera apareceu com ampla vantagem sobre o rival — Piñera teve 54,57% dos votos contra 45,43% de Guillier.

Guiller parabenizou Piñera pelo resultado antes mesmo do fim da apuração. “Temos que elevar nosso ânimo e sair para defender as reformas em que acreditamos”, disse Guillier. “Temos que trabalhar para renovar nossas lideranças e nossas reformas de ação política”, afirmou. O ex-presidente, que governou o Chile de 2010 a 2014, precisará formar alianças com outras forças políticas para realizar qualquer reforma, já que o Parlamento eleito em novembro ficou muito fragmentado e sem qualquer grupo com maioria absoluta.

A vitória de Piñera é bem recebida pelo empresariado chileno, que culpa Bachelet, e sua coalizão de centro-esquerda por provocar incerteza no mercado em uma das economias mais liberais da América Latina. Piñera é o único político de direita a governar o Chile em duas ocasiões, ao final de um longo caminho que sempre trilhou junto ao manejo de seus negócios, que o levaram a ter hoje uma fortuna avaliada em US$ 2,7 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes.

O presidente eleito transitou por uma linha tênue que se confunde entre a gestão de seu patrimônio e os deveres de um homem de Estado, e teve que dobrar o seu caráter impulsivo para ganhar a confiança do eleitorado de centro-direita. Quando chegou em 2010 à Presidência, aos 60 anos, depois de duas décadas de carreira política e quatro eleições presidenciais na bagagem, dilatou a venda de ações de uma emissora de televisão, da companhia aérea LAN (agora Latam, após a fusão com a brasileira Tam).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading