População de Capelão afirma sua identidade com Lauro de Freitas

 População de Capelão afirma sua identidade com Lauro de Freitas

De casa em casa a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho percorreu ruas do bairro de Capelão, uma das áreas alvo do litígio com a Prefeitura de Salvador, neste domingo (12), para vivenciar o sentimento da população local. Munida de broches e praguinhas com frases em defesa do território laurofreitense, a gestora foi abraçada por dona Gildete Santos. A aposentada, moradora do bairro há 27 anos, diz não aceitar a mudança territorial. “Capelão é Lauro de Freitas e forasteiro nenhum vai tomar”, declarou.

Por toda a localidade a presença de equipamentos públicos instalados pela administração municipal de Lauro de Freitas foi constatada. “Aqui nós temos escolas e creche, unidade de saúde, iluminação, pavimentação e transporte público implantado e mantido por nós”, enumerou Moema acompanhada de vereadores, secretários e de uma comitiva formada pelos moradores de Itinga, Areia Branca e Ipitanga – zonas do conflito.

O comerciante Arnaldo Roberto recebeu a prefeita em seu mercadinho e afirmou. “Capelão é de Lauro e não se divide. ACM Neto nunca pôs os pés aqui, ele que cuide de Salvador por que aqui quem cuida é Moema e o povo dessa cidade”. Jamilza Leal em opinião semelhante. “Não adianta querer forçar, nossa cidade é Lauro de Freitas com todo seu território”, afirmou.

Moema enfatiza que é a favor do plebiscito. Para ela a melhor forma de resolver o impasse é a consulta popular. “Defendo o processo democrático por meio do voto”. A definição dos limites entre Lauro de Freitas e Salvador está em tramitação na Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, a quem compete, por força de lei, indicar solução.

Dois projetos, um produzido pela SEI e IBGE e outros apresentado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, estão em análise, mas o problema ganhou caráter de disputa depois que a Prefeitura de Salvador aprovou na Câmara de Salvador projeto de lei incorporando áreas de Itinga, Areia Branca, Ipitanga, Capelão e Barro Duro ao seu território.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading