Pré-carnaval da Itinga abre a folia de Momo em Lauro de Freitas

 Pré-carnaval da Itinga abre a folia de Momo em Lauro de Freitas

Pioneira com seu pré-carnaval, Itinga mobilizou uma multidão de foliões neste final de semana, no circuito Jone Kiss – da Praça Oscar Moreira até o Largo do Caranguejo. Foram 17 blocos com bandas de variados segmentos musicais.

No sábado (08), o arrastão da banda Pegadeira abriu a programação, contando com a presença da corte momesca da cidade. No domingo (09), a festa começou com atividades voltadas para as crianças com o bloco Caranguejo Kids. A multidão se divertiu pelas ruas do bairro, em clima de muita paz e alegria.

““Esta é a segunda vez que Itinga realiza uma festa carnavalesca. Esse ano está sendo maravilhoso, já que estamos abrindo a programação. Eu sempre venho para rua com minha família. Se divertir perto de casa é muito melhor”, comentou Vera Santos, que mora no bairro da Itinga há mais de 20 anos.

Com o tema “O Carnaval da Paz, Amor e Alegria”, a folia momesca está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com a Comissão de Planejamento do Carnaval de Lauro de Freitas 2020.

Na Itinga, o evento contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) que disponibilizou três unidades de posto de atendimento, uma ambulância para emergências e equipes do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que entregaram 7.200 camisinhas, além de gel lubrificante e camisinhas femininas para os foliões.

“O pré-carnaval de Itinga superou a expectativa de público e participação popular. Gente de todas as localidades do bairro prestigiaram os blocos e bandas. Com variedade musical, acredito que atraímos todo tipo de público. Não tivemos nenhum tipo de ocorrência ou violência no circuito. A Itinga mostrou mais uma vez seu sentimento de pertença a cultura local e respeito às manifestações culturais desta localidade”, destacou Aline Souza, diretora do Departamento de Cultura da SECULT.

Segundo Aline, este ano o número de participantes dobrou em relação ao ano passado, e destaca o sucesso da iniciativa de descentralização do Carnaval. ”A festa será realizada em diversos bairros com o intuito valorizar a cultura e artistas de cada localidade”.

Jornalista: Iana Silva

Foto Danilo Magalhães

ASCOM

Data: 10/02/ 2020

Mais fotos no flickr: www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading