Prédio no Centro com estrutura comprometida tem processo de demolição iniciado com apoio da Defesa Civil

 Prédio no Centro com estrutura comprometida tem processo de demolição iniciado com apoio da Defesa Civil

Abandonado há aproximadamente dez anos, o edifício Canadá das Vinhas, localizado na rua Romualdo de Brito, no Centro de Lauro de Freitas, teve seu processo de demolição iniciado nesta quarta-feira (17). De acordo com laudo emitido pela Defesa Civil, o prédio apresentava sinais de desgastes em sua estrutura, como ferragens das colunas e vigas corroídas, rachaduras generalizadas nas paredes, afundamento de piso, infiltrações, descolamento de reboco, marquise escorada, instalações elétrica e hidráulica comprometidas.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Tiago Max, após a primeira vistoria das equipes no imóvel, realizada em meados de janeiro, o proprietário foi localizado e orientado a instalar imediatamente escoras na laje, bandejas ao redor da fachada do prédio e a partir daí iniciar o processo de demolição.
“Estamos tomando as providências necessárias para garantir a segurança de quem vive no entorno do edifício. Esse escoramento é uma medida preventiva ao risco de colapso da estrutura”, disse Max.


Aliviada, a dona de casa Siomara Lima, 31 anos, comemorou o início do processo que dará resolutividade efetiva ao problema. “Pedimos muito a Deus por este dia. Nós não tínhamos paz imaginando que a qualquer momento isso tudo poderia desabar e uma tragédia acontecer. Houve situações de passarmos pela lateral do prédio e sermos atingidos pelos deslocamentos dos rebocos. Agora estamos na certeza de que esse problema será sanado, graças ao comprometimento da Defesa Civil”, contou acompanhada da mãe Josenita Santos, 60 anos.
O reforço da estrutura é realizado com precaução para evitar acidentes já que a demolição será feira de cima para baixo. O edifício possui três pavimentos que serão demolidos de forma manual, elemento a elemento. “O objetivo da demolição manual é causar o mínimo de dano à vizinhança”, explica Max. Esta opção produz menos poeira, menos poluição sonora e menos riscos.

Como solicitar vistoria da Defesa Civil
A Defesa Civil de Lauro de Freitas pode ser acionada através do número 199 ou pelo fixo 3288-8626. O órgão é responsável pelo monitoramento de áreas de risco, realização de vistorias, orientação técnica, colocação de lona plástica, capacitação de lideranças comunitárias, durante e depois do desastre com resposta e recuperação, vistoria técnica em áreas de desastres, informação sobre desastres, atendimento às famílias desabrigadas, recuperação de áreas atingidas.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading