Prefeita de Lauro de Freitas reforça atendimento em locais atingidos pela chuva

 Prefeita de Lauro de Freitas reforça atendimento em locais atingidos pela chuva

Inserção no aluguel social, assim como a necessidade de se imunizar devido ao contato com água contaminada, foram alguns dos serviços orientados pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, neste domingo (12), a moradores da comunidade de Chafariz, Vila Praiana, que tiveram suas casas atingidas pela chuva. Após acolher as solicitações das pessoas que estiveram na Escola Enock Amaral, a prefeita verificou a situação dos moradores da Lagoa da Base.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) e a Defesa Civil de Lauro de Freitas estão acompanhando as mais de 80 pessoas que compõem as famílias do Chafariz. Foram realizados cadastros sociais para atender as necessidades de quem precisa se alojar em equipamentos públicos durante o período de emergência ou para o auxílio aluguel. Alimentos também foram entregues.

Moema tranquilizou as famílias e explicou que a gestão segue atuando para minimizar os impactos sofridos com as fortes chuvas. “Estamos viabilizando condições para atender as demandas. É importante que vocês agora tomem a medicação para não contraírem doenças. Primeiro preservamos a vida e depois reconstruímos o que foi perdido”, frisou. No município choveu 206 milímetros em 72 horas, volume maior do que a previsão para todo o mês de maio que seria 186 mm.

Equipe médica da Rede Municipal de saúde atendeu na Escola Enock Amaral com prescrição de receita para quem teve seus documentos perdidos e faz o uso de medicamentos contínuos, além de aplicar vacinação e antibióticos que agem contra a transmissão de doenças provocadas pelo contato com águas contaminadas. A prefeita também alertou aos moradores sobre os cuidados com a eletricidade em casos de alagamento.

Lagoa da Base

Moradores da Rua Floriano Peixoto, Lagoa da Base, também sofreram com as fortes chuvas. Acompanhada dos secretários de Saúde, Vidigal Cafezeiro, Infraestrutura, Cesar Sampaio, Desenvolvimento Social, Huldaci Santana, e de Gabinete, Roberto Lopes, a prefeita Moema Gramacho verificou a situação de cada casa no local e passou informações sobre as providências que estão sendo adotadas pela gestão. Materiais de limpeza, alimentos, lençóis e kit dormitórios foram distribuídos.

Lavínia Costal, moradora da Base da Lagoa, ressalta que a visita da prefeita é fundamental para as famílias que necessitam de auxílio. “A presença dela é indispensável porque assim ela pode ver de perto cada situação. Sabemos que outros lugares também foram atingidos e que precisam ser ajudados”. Lavínia ainda destacou que todos precisam fazer a sua parte. “O governo com investimentos e a população com a preservação”.  

Domingo foi de balanço dos estragos e ações emergenciais em Lauro de Freitas

 

O domingo foi de avaliação dos danos e de ações emergenciais em todos os bairros de Lauro de Freitas. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e de Serviços Públicos se desdobraram para retirar entulho das vias e dar apoio a moradores que tiveram suas moradias atingidas. Na avenida Beira Rio as águas baixaram, liberando as ruas que estavam inundadas. Com a trégua das chuvas, em Portão o Córrego dos Irmãos voltou a seu leito e as famílias que estavam abrigadas na Escola Municipal Cadetes Mirins voltaram para suas casas.

No início da noite deste domingo (12), das 370 famílias que foram abrigadas em prédios públicos neste sábado, apenas 80 ainda deveriam passar a noite na igreja, no bairro do Caji Caíxa D’ Água. “As escolas foram limpas e já estão prontas para as aulas nesta segunda-feira, sem qualquer prejuízo para os alunos”, informa Inglid Leila, coordenadora das ações de apoio às famílias desalojadas.

As chuvas deram uma trégua, mas as equipes da Prefeitura vão continuar em alerta e reforçar o monitoramento das áreas de risco. As famílias das áreas atingidas também vão continuar recebendo assistência. Durante toda a semana, quatro postos de saúde itinerantes vão percorrer as áreas mais afetadas para orientar sobre os cuidados e distribuir medicamentos.

Entre os locais mais atingidos estão a comunidade de Boca da Mata (Portão), Caji Caixa D’água, Chafariz, Lagoa da Base, Pitangueiras, Lagoa dos Patos, Baixinha e Jardim Tropical (Itinga), Córrego Jaíba (Areia Branca), além de vias como Estrada do Coco, Beira Rio, Luiz Tarquínio e Rua Theócrito Batista. Em Areia Branca, uma casa desabou parcialmente. Parte dos escobros caíram o Córrego Jaiba.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading