Prefeitura apresenta melhorias para o Jambeiro na 8ª audiência do Planos de Bairro

 Prefeitura apresenta melhorias para o Jambeiro na 8ª audiência do Planos de Bairro

A solicitação de melhorias nos serviços de iluminação, saúde e pavimentação asfáltica foram os principais assuntos debatidos na 8ª audiência do Planos de Bairro realizada na noite desta quarta-feira (17), no Jambeiro. Em resposta às reivindicações, a prefeita Moema Gramacho apresentou ações que serão realizadas pela Prefeitura e outras já em andamento. A audiência, que estava agendada para a Escola Municipal Capitulino, teve que ser mudada para um espaço maior cedido por um morador diante do grande número de participantes.

Entre as ações pontadas pela prefeita estão a construção de uma UPA no bairro, obra já em execução, o asfaltamento de algumas vias, como a Avenida Peixe, que será entregue no final deste mês, a estrada que dá acesso ao Hospital Metropolitano, que será realizada em parceria com a CONDER, e a busca por parceria para iluminação da estrada do bambuzal. Com inauguração confirmada para novembro deste ano, o hospital, terceiro maior do Estado, será um divisor de águas na história da prestação de serviços de saúde em Lauro de Freitas e região.

A educação também ocupou o centro do debate. O bairro já conta com quatro escolas municipais de ensino fundamental, no entanto, os participantes solicitaram à prefeita uma unidade com ensino de segundo grau. Em resposta à reivindicação, Moema informou que o governador Rui Costa, em atendimento à solicitação realizada por ela, já garantiu a implementação no próximo ano de turmas do ensino médio que funcionarão no período noturno no Colégio Amauri Siqueira Montalvão. A prefeita informou ainda que consta do planejamento de obras do município a construção de cinco novas creches, uma delas no bairro do Jambeiro. 

Assim como ocorreu nas edições realizadas em outros bairros, os moradores do Jambeiro foram divididos em grupos e convidados a debaterem sobre o que há de melhor no seu bairro, os principais pontos negativos e as propostas de solução para os problemas apresentados, além de refletirem sobre como querem o bairro daqui a dez anos.

A prefeita Moema Gramacho mais uma vez destacou a importância do Planos de Bairro e o compromisso da atual gestão com a participação popular. “O povo de Lauro de Freitas está de parabéns pela participação nas audiências, vem dando uma clara demonstração do compromisso que tem com o lugar onde vivem. A cada audiência saio mais feliz e com muita energia para trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento de nosso município, sempre ouvindo o povo”.

Os encontros são um instrumento do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM) e tem o objetivo de ouvir a população dos 19 bairros do município, suas críticas, sugestões e prioridades, garantindo desta forma a participação direta dos cidadãos e cidadãs laurofreitenses nas ações que serão realizadas pela gestão municipal.

Um pouco mais sobre o Jambeiro

Com pouco mais de 6 km quadrados, o correspondente a 11% da área total do município de Lauro de Freitas, o bairro conta com quatro escolas municipais, uma unidade de saúde da família e 49 empresas. Os moradores das mais de três mil residências do Jambeiro são atendidos por oito linhas de ônibus, duas delas com origem no bairro. 

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading