Prefeitura de Lauro de Freitas realiza ato de conscientização contra abuso e a exploração sexual

 Prefeitura de Lauro de Freitas realiza ato de conscientização contra abuso e a exploração sexual

Nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal da Juventude e o Conselho Tutelar uniram-se em um ato de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes realizando ações em diversos pontos da cidade, tais como, Centro, Passarela do Maxxi e Largo do Caranguejo, além da instalação de faixas e distribuição de máscaras.

De acordo com a Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime até hoje está impune.

“Não podemos silenciar esse crime, devemos mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a lutar em defesa dos direitos de todos os adolescentes. A responsabilidade é de todos, as crianças e os adolescentes precisam do nosso amparo e da nossa responsabilidade em promover o desenvolvimento de forma saudável e segura, livres do abuso e da exploração sexual. Não fique calado, denuncie!” Destaca o Secretário da Juventude, Renildo Cabral.

A violência sexual pode ocorrer de duas formas: pelo abuso sexual ou pela exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha e geralmente é praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança. A exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja de presentes, financeira e de favores.

Contudo, se há alguma suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, não se omita, junte-se a nós e denuncie! Disque 100.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading