A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), reforça que está em vigor o direito das mulheres ao desembarque fora dos pontos convencionais de ônibus no período entre 21h e 5h, como medida voltada à ampliação da segurança no transporte público.
A iniciativa permite que as passageiras solicitem ao motorista a parada em um local mais próximo do destino, desde que esteja dentro do itinerário da linha e ofereça condições seguras para o desembarque. O objetivo é reduzir o trajeto percorrido a pé durante a noite, diminuindo situações de vulnerabilidade e proporcionando mais proteção às usuárias.
O benefício foi instituído em Lauro de Freitas por meio do Decreto Municipal nº 5.612, publicado no Diário Oficial do Município em 8 de março de 2026, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A medida integra as políticas públicas da gestão municipal voltadas à proteção das mulheres e ao fortalecimento de uma mobilidade urbana mais segura, acessível e humanizada.
Com a ação, a Prefeitura reafirma seu compromisso em promover um transporte público mais inclusivo, garantindo mais tranquilidade e segurança para as mulheres em seus deslocamentos no período noturno.






