Prefeitura prorroga decretos e mantém medidas de combate à COVID-19 até dia 15/03

 Prefeitura prorroga decretos e mantém medidas de combate à COVID-19 até dia 15/03

A Prefeitura de Lauro de Freitas, através do decreto nº 4.771, publicado nesta quarta-feira (10) prorrogou até 5 de abril a vigência de 28 decretos que estabelecem medidas de combate à Covid-19. A publicação alterou o Artigo 4º do Decreto 4.770 para evitar descumprimento das medidas estabelecidas. A suspensão de atividades não essenciais segue até as 5h dia 15 e a restrição de circulação noturna segue até as 5h do dia 01 de abril.

A continuidade das medidas depende do cenário epidemiológico no município. Nesta sexta-feira (12), a prefeita Moema Gramacho se reune novamente com os prefeitos da RMS, da capital e governador para discutir a prorrogação ou flexibilização das medidas restritivas. As definições têm ocorrido de forma coletiva, buscando assegurar as melhores soluções. As definições devem ser publicadas no final de semana, já que os decretos vigentes se encerram na próxima segunda-feira (15).

Conforme definição na última reunião de prefeitos e governador, as restrições serão mantidas enquanto a ocupação dos leitos de UTI estiver acima dos 85%. Caso a taxa de ocupação fique abaixo de 80%, durante cinco dias seguidos, os protocolos serão flexibilizados de acordo com cada categoria. A prefeita Moema Gramacho ressalta que as medidas são necessárias diante da rápida propagação do vírus e da situação de colapso que o sistema de saúde vem enfrentando.

“A saúde no Brasil está em colapso e é preciso que o Presidente da República e Ministro da Saúde entendam isso para que as providências sejam tomadas com urgência. Não gostaríamos de adotar estas restrições em nosso município, mas o momento é crítico. É preciso que as vacinas cheguem o mais rápido possível e que o povo também colabore, evitando aglomeração, respeitando as medidas sanitárias”, disse.

Atualmente, Lauro de Freitas tem 40 leitos para atender os pacientes com COVID-19. Tem 30 pessoas na fila de espera, aguardando vagas para UTI de COVID. Na próxima semana, o governador abre o Hospital Metropolitano, com 100 leitos de UTI e 100 leitos clínicos, e o Hospital da Costa dos Coqueiros, com 100 leitos clínicos.

A prefeita Moema Gramacho alerta que os esforços não devem se resumir a quantidade de leitos. “O nosso propósito é salvar vidas. Mesmo que sejam abertos muitos novos leitos, se não barrarmos a contaminação, não haverá leitos que suportem. Precisamos da compreensão e ajuda de todos para vencer essa batalha”.

Nesta quinta-feira, o boletim epidemiológico registra mais seis óbitos atingindo 209 mortes por complicações da Covid 19. São 1.852 pessoas em recuperação e 52 internadas.

Todos os decretos estão disponíveis no site da Prefeitura:
(www.laurodefreitas.ba.gov.br)

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading