Prefeituras da RMS discutem sistema de transporte metropolitano

 Prefeituras da RMS discutem sistema de transporte metropolitano

A prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho se reuniu nesta quinta-feira (19) com representantes de municípios da RMS – Região Metropolitana de Salvador para discutir o sistema de transporte metropolitano e a integração com o metrô. O encontro, que aconteceu no Centro Panamericano de Judô, contou com a presença do diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, e da superintendente de mobilidade da Sedur-Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Grace Gomes.
Sete municípios participaram da reunião – Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Simões Filho, Mata de São João, Candeias, Camaçari e São Sebastião do Passé. Eles explicaram o cenário da mobilidade e a atuação do transporte metropolitano em suas cidades. 

Entendendo a necessidade da integração destes municípios e a contribuição que eles darão para o sistema de transporte metropolitano, Eduardo Pessoa propôs a criação de um consórcio. “É preciso que os municípios compartilhem a mesma linguagem e a mesma tecnologia a fim de facilitar o funcionamento do sistema”.

Para a prefeita Moema Gramacho “é preciso garantir que seja feito um planejamento por parte dos municípios que atenda a população em suas necessidades. Além disso, cada Prefeitura deve melhorar seu transporte municipal para agregar ao que vem sendo feito pelo Governo do Estado”.


Na próxima quinta-feira (26) as prefeituras da RMS devem se reunir com a Entidade Metropolitana da RMS, órgão do Governo do Estado, para discutir o transporte dessa região além de outras questões de mobilidade. Também foram discutidos na reunião o apoio do Governo no combate ao transporte clandestino e a relevância da discussão coletiva com os municípios como contribuição para construção da licitação que será proposta pelo Estado.

O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública, Olinto Borri, ressaltou a importância para Lauro de Freitas do planejamento do transporte associado a outros municípios. “Lauro de Freitas é uma área de rolagem contínua urbana com Salvador e tem o maior movimento metropolitano. A prefeita com seu entendimento tenta agrupar as ideias para que possamos desenvolver com sintonia a integração entre os transportes urbanos, metropolitanos e metroviários”.

Daqui a 15 dias será agendada uma nova reunião das prefeituras da RMS com a Sedur e a Agerba para que os órgãos estaduais apresentem uma proposta às prefeituras de acordo com as sugestões dos municípios levando em consideração a especificidade de cada cidade.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading