Presidente mexicano diz que país não pagará por muro na fronteira com os Estados Unidos

O presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, avalia a possibilidade de cancelar sua visita de Estado a Washington após Donald Trump assinar uma ordem executiva formalizando a construção de um muro na fronteira, revelou à AP uma autoridade do governo. De acordo com a fonte da AP, Peña Nieto está a par da pressão imposta por vários setores políticos e culturais para que adote uma postura mais dura contra Trump. Os dois líderes têm encontro agendado para a próxima terça-feira (31), na Casa Branca.
“Lamento e reprovo a decisão dos EUA de continuar a construção de um muro que deseja há anos que, longe de nos unir, nos divide”, disse. “O México não acredita nos muros. Disse uma e outra vez, o México não vai pagar por nenhum muro. […] O México oferece e exige respeito, como a nação soberana que somos”, finalizou o presidente.

Na avaliação do ex-ministro de Relações Exteriores do México Jorge Castañeda, a decisão de construir um muro na fronteira do país com o México é uma ofensa aos mexicanos. “Isso é um insulto às autoridades mexicanas, ao presidente do México a todos os mexicanos”, afirmou. “É um jeito de fazê-los negociar sob ameaça, sob insultos, e pode levar o presidente Peña Nieto a cancelar sua viagem”. 
Nem Peña Nieto nem seus ministros se manifestaram até o momento. Já a oposição mexicana disparou críticas. O senador Roberto Gil Zuarte, do direitista PAN, afirmou que o México deve rebater, construindo “um muro virtual de cooperação binacional em migração e segurança”. Presidenciável do partido, Margarita Zavala considerou uma ofensa ao México e afirmou que o presidente deveria reconsiderar o encontro. “O muro de Trump é um monumento ao ódio e à intolerância. É indigno de duas nações livres e democráticas”. 
O senador Armando Ríos Piter, do PRD (centro-esquerda), exigiu o cancelamento do encontro. Candidato à Presidência em 2006 e 2012 e principal militante da esquerda mexicana Andrés Manuel López Obrador, disse que vai recorrer a tribunais internacionais para impedir a construção da barreira. “Trump: seu muro nos agride e deixa a Estátua da Liberdade como lenda. Iremos a tribunais internacionais. Viva a fraternidade”, declarou o presidente do Movimento Regeneração Nacional (Morena), em um canal oficial. 
O ex-presidente Vicente Fox, que também é cidadão americano, já havia pedido o cancelamento antes do anúncio do muro. “Não existe diálogo com Trump. Não se pode repetir 31 de agosto. Seria uma dolorosa derrota”. 
Fox fez referência à visita de Trump ao México quando ele era candidato, atendendo a pedido de Peña Nieto – o convite foi duramente criticado pela oposição. E repetiu a frase sobre o muro, dessa vez destinada ao porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer. “O México não vai pagar por essa porra de muro”. 
Caso mantenha a viagem, Peña Nieto pode arrumar mais um motivo de crise com sua população. O México foi um dos países em que houve o maior número de protestos no dia da posse de Donald Trump.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading