Primeira noite do São João Tradição foi marcada pela presença das famílias e a alegria do forró em Lauro de Freitas

 Primeira noite do São João Tradição foi marcada pela presença das famílias e a alegria do forró em Lauro de Freitas

A noite de abertura do São João em Lauro de Freitas, neste sábado (23), foi marcada pelo calor do autêntico forró pé de serra que embalou casais apaixonados e atraiu ao Arraiá de Ipitanga, na Praça da Matriz, público de todas as idades para comemorar em grande estilo e com originalidade a maior festa nordestina, símbolo de resistência passada de geração em geração.

Nascido e morador do município, o cantor Isahías Sampaio trouxe para o palco canções consagradas do forró. Emocionado, o artista cantou pela primeira vez ao lado do seu filho Yago Sampaio e não escondeu a satisfação em se apresentar na terra natal. ” Aqui eu canto para minha gente, posso chamar cada um pelo nome”, brincou ele cedendo espaço para a apresentação da Quadrilha Municipal Amanhecer. Os mais de cinquenta dançarinos, vestidos a caráter com direito a padre, noiva e delegado encenaram a rivalidade e reconciliação entre cangaço e o faroeste.

O arrasta-pé seguia no clima gostoso do interior quando o público recebeu com carinho e animação a prefeita Moema Gramacho. A gestora fez uma surpresa e surgiu bailando entre a multidão. Moema foi cercada pela população e retribuiu com muita simpatia, o afeto do povo. “Essa é uma festa para a família de Lauro de Freitas, uma festa de paz”, disse. Ao seu lado, o secretário de Cultura e Turismo ( Secult), Manoel Carlos dos Santos completou. “Preparamos tudo de forma a receber nossos visitantes e munícipes com a infraestrutura adequada e com total segurança”, disse.

Das atrações, uma das mais esperada da noite era a banda Flor de Maracujá. O grupo, liderado pelos cantores Jean Silva e Ercilia Ribeiro completou 18 anos de carreira. No repertório, canções autorais como “Overdose de Amor” e “Amorfobia”, além de homenagens a artistas do gênero e releituras de outros segmentos musicais. “A festa está maravilhosa”, elogiou a dona de casa Sonia Santos forrozendo ao som da Flor.

Fechando a primeira noite de festa com chave de ouro, Zé de Tonha trouxe para o Arraiá da Tradição o resgate do forró tradicional pé de serra. A banda destacou Luís Gonzaga, Gilberto Gil e Flávio José. O show envolveu o público com muito xote, baião e xaxado. “Estou super animado, realmente me surpreendeu, não esperava uma festa tão boa”, disse o aposentado José Leite, de 72 anos.

Paralelo às apresentações, sucesso total também a Feira de Economia Popular e Solidária, promovida pela SETREL na lateral da praça. Barracas de gastronomia, artesanato e costura criativa mostraram a produção local em meio a shows e um aulão de forró.

Neste domingo (24), a zabumba, triângulo e sanfona continuam a imperar com os arrastões culturais desde as 13h. Os blocos tradicionais se concentraram em suas ruas de origem para levar multidões no ritmo do forró pelas ruas do centro. À noite, a partir das 18h é a vez de Igor Cerqueira, Ruan Bagano e as bandas A Patroa e Sobepoeira se apresentarem na Praça da Matriz.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading