Problemas em sistema nacional dificultam agendamentos na Regulação

 Problemas em sistema nacional dificultam agendamentos na Regulação

As constantes panes no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) do SUS tem causado transtornos no agendamento de consultas e exames para os pacientes em Lauro de Freitas e em todo o país. De acordo com o coordenador da Central de Regulação do município, Alan Reis, o serviço apresenta desempenho lento nas primeiras horas da manhã culminando em quedas que causam transtornos nas marcações. “Já encaminhamos ofícios para o Ministério da Saúde e as respostas são sempre as mesmas de que o sistema entrará em manutenção para reparo, e a melhora que almejamos não acontece”, explicou.

Mensalmente, cerca de doze mil agendamentos são realizados nas regulações em Lauro de Freitas. Alan explica que medidas estratégicas como a descentralização do órgão e a ampliação da oferta de profissionais e exames foram decisivas para a diminuição em mais de 70% das filas para acessar o serviço. “Atualmente temos cinco postos de saúde que funcionam como regulação, ou seja, o usuário não precisa mais se deslocar do seu bairro para agendar em um único local, porém o déficit na agilidade do Sisreg tem sido um fator de impedimento de maiores avanços”, apontou.

Novas especialidades, como Otorrino e Gastro, foram inseridas no serviço municipal; outras, como neuro, pediatria, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e ultrassonografias tiveram ampliação da oferta em mais de 50%. “Nossa expectativa é que essa ampliação cresça ainda mais com a implantação do Hospital Metropolitano e da Policlínica Metropolitana. Hoje nosso município tem um dos menores tempos de espera para o exame de ressonância magnética. Somente de janeiro a este mês já realizamos 257 tomografias”, frisou Reis.

O atendimento da Regulação Central, localizada na Avenida Beira Rio, no Centro, é realizado das 6h até as 14h. Outros postos de saúde que também funcionam como regulação são: Unidade Antonio Carlos Rodrigues, em Areia Branca, Espaço Cidadão, na Itinga, Clinica do Idoso, Unidade Vida Nova, Irmã Dulce em Portão. Na Policlínica Professor Carlos Bastos na Vila Praiana, o serviço está em fase de implantação assim como nos postos do Parque São Paulo e São Judas na Itinga.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading