Profissionais do Serviço de Atenção Especializada de Lauro de Freitas participam de Capacitação em Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP)

 Profissionais do Serviço de Atenção Especializada de Lauro de Freitas participam de Capacitação em Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP)

Serviço será implantado em setembro no município

O Programa Municipal IST/HIV, Aids e Hepatites Virais e a equipe multidisciplinar que atua no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa), participaram nesta quarta-feira (17), da Capacitação em Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) para profissionais do Serviço de Atenção Especializada (SAE), promovido pela Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica.

Entre os temas propostos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos se aprofundaram sobre a capacidade programática, impacto epidemiológico, disponibilidade e formação de profissionais de saúde com foco na atuação PrEP que deverá ser implantada no município em setembro. O coordenador do Programa IST/HIV, Aids e Hepatites Virais, Franklin Silva, explica que a PrEP é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. “A PrEP não previne outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção”, alerta.

Lauro de Freitas conta desde o início deste ano com a Profilaxia de Pós-Exposição de Risco (PEP), implantada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Itinga, que é dispensada a pacientes até 72 horas após relações sexuais desprotegidas. “Agora estamos trazendo a PrEP que consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus que será dispensada a gays e homens que fazem sexo com homens, travestis e transexuais, trabalhadores(as) do sexo e casais sorodiferentes”, destacou. Atualmente no município, existem 784 pessoas infectadas com o vírus HIV que são acompanhadas no SAE. No local, os pacientes recebem a medicação e são orientados pelo médico infectologista, enfermeiro, psicólogo e serviço social”, finalizou

Jornalista Giovanna Reyner

ASCOM/PMLF

Tel.: 3288-8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading