Programa Férias nas Escolas oferta atendimento à saúde para comunidade escolar

 Programa Férias nas Escolas oferta atendimento à saúde para comunidade escolar

Promoção de espaços para os cuidados com a saúde também tem sido a tônica do projeto Férias nas Escolas com mais Saber e Sabor, que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está promovendo para estudantes da rede estadual. Em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), estão sendo oferecidos, até o dia 31 de janeiro, serviços nas áreas de Ginecologia e Urologia, além de exames laboratoriais e avaliação nutricional. A iniciativa também aborda temas como “Álcool e drogas na juventude” e “Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, a partir da exibição de vídeos educativos com uma linguagem mais coloquial.

Dentro da programação do projeto, além das oficinas de arte, esporte, cultura e lazer, estão sendo reservados dois dias para cada estabelecimento de ensino receber a equipe da Sesab. A expectativa é atender estudantes, familiares e moradores do entorno das escolas que aderiram à iniciativa e estão localizadas em 25 municípios. Para ter acesso aos serviços médicos, basta se dirigir à unidade escolar, observando o cronograma de atendimento nas escolas e apresentar a carteira de identidade e o cartão do SUS.

*Acesse aqui o cronograma de atendimentos ( https://acesse.one/2ot6H)*

Em Feira de Santana, por exemplo, 10 escolas já reservaram na sua grade de atividades do recesso a inclusão dos serviços. É o caso do Colégio Estadual Professora Tecla Mello, onde, além dos integrantes da comunidade escolar, moradores de locais próximos à escola foram atendidos. Para o educador André Luís Matos, a iniciativa foi muito bem recebida e a expectativa é aprimorar, cada vez mais, a oferta desses serviços que aproximam a comunidade do ambiente escolar. “A proposta é fantástica e atende não só estudantes, professores e funcionários, como moradores das proximidades, que aproveitam este período mais tranquilo para colocar a saúde em dia. Esta é uma demanda recorrente para a população das localidades próximas ao colégio, na zona mais periférica da cidade”, explica.

No Colégio Estadual de Tempo Integral Paulo VI, também em Feira de Santana, a oferta de exames laboratoriais, no dia 18 de janeiro, despertou o interesse dos pais e funcionários. O porteiro do colégio, Evandro Conceição Jesus Filho, por exemplo, aderiu à iniciativa e não só atualizou os exames, como aproveitou para levar a esposa, os dois filhos e um sobrinho. “Além da comodidade para mim, que trabalho aqui, pude também trazer minha família. É importante cuidar da saúde e esta iniciativa nos proporcionou isso”, afirma.

Na capital baiana, as escolas também estão aderindo ao projeto e a comunidade está aproveitando a oferta dos serviços médicos. Nesta quarta-feira (24), em Nova Sussuarana, por exemplo, moradores das proximidades da instituição de ensino compareceram em peso, superando as expectativas da equipe de coordenação do Colégio Estadual Ruth Pacheco. O mestre de obras Luciano dos Santos, 56 anos, que mora bem próximo ao colégio onde seu filho estudou até completar o Ensino Médio, comentou sobre o projeto. “Achei uma excelente iniciativa e já estava precisando fazer meus exames. Geralmente, procuro o posto para cuidar da saúde. Aqui está sendo muito mais confortável, até porque fica a 150 metro da minha casa”, comemorou.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading