novembro 21, 2018

970×90

Quer se dar bem nas eleições? Conheça aplicativos que podem te ajudar!

Quer se dar bem nas eleições? Conheça aplicativos que podem te ajudar!

O período de eleições desperta um interesse maior das pessoas em analisar as propostas dos candidatos, avaliar se há compatibilidade com os ideais e também, verificar se o mesmo possui uma ficha limpa.

Portal A TARDE selecionou 10 plataformas, entre sites e aplicativos, para que os eleitores possam conferir informações. Além disso, há alguns listados que oferecem a divulgação dos dados durante o período de mandato.

Quer saber quais são as propostas que seu candidato votou enquanto eleito, ou o que ele pretende implementar nos próximos anos? Confira a lista!

1. Meu Município

O portal disponibiliza os dados dos municípios brasileiros. Nele é possível selecionar a cidade que busca colher informações e iniciar seu processo de aprendizado. No site é possível encontrar contas de receitas e despesas, além de comparar com outros municípios.

2. Meu Deputado

A plataforma apresenta os gastos, presenças e votos dos parlamentares. As informações são retiradas do site da Câmara dos Deputados. O aplicativo pode ser conferido tanto em celulares Android, como iOS.

3. Operação Serenata de Amor

Através da inteligência artificial, o projeto utiliza a tecnologia para averiguar contas públicas no controle social. O portal também produz artigos e buscam apresentar uma linguagem de fácil entendimento. Os dados são retirados da Receita Federal, Câmara dos Deputados, Portal da Transparência, entre outros. A iniciativa é open source, ou seja, permite que uma pessoa contribua no projeto. O site também possui possibilidade de ser lido em inglês. No Twitter, a plataforma apresenta algumas de suas averiguações.

4. Transparência Brasil

O site busca apresentar informações sobre a integridade do poder público. Existem duas áreas que permitem esse recolhimento de informações: monitoramento das instituições e advocacy. Enquanto o primeiro analisa os dados públicos brutos e transforma em uma informação ao cidadão, o segundo está relacionado ao fomento do debate público ao abordar temas que são relevantes, envolvendo corrupção e integridade das instituições.

5. Mudamos

O aplicativo é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Ele coleta assinaturas eletrônicas em projetos de lei de iniciativa popular. Além disso, é possível enviar um projeto feito por sua autoria. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

6. Voz Ativa

A plataforma foi elaborada por meio de questões produzidas pela Rede de Advocacy. o objetivo é contribuir aos eleitores no momento de decisão do voto. O site atualmente possui mais de 10 parceiros

7. #TEMMEUVOTO

O usuário acessa o portal e responde sete perguntas sobre o que quer para o Brasil. A partir de cada resposta, uma lista de candidatos que se relacionam com sua ideia aparecerá na tela. Quando obter um total de 10 “finalistas”, o sistema apresenta dados sobre cada um, incluindo o partido, sites, oficiais, mini biografia, mini biografia, posição ideológica, entre outros.

8. Bússola Eleitoral (http://www.bussolaeleitoral.org/)

Com o intuito de ajudar o eleitor, a plataforma reúne informações sobre os candidatos a Deputado Federal, Estadual e Distrital.

9. #MeRepresenta

A iniciativa é criada por uma ONG formada por coletivos de mulheres, pessoas negras e LGBT+ que buscam seus ideais e desejam que isso seja representado na política. É possível participar como candidato, eleitor ou voluntário.

10. Newsletter Incancelável

A plataforma é feita assim: escreva o nome de cada candidato em suas respectivas posições. A partir disso, receberá todas as informações sobre cada um que decidiu ser seu representante, porém, se mudar de opinião, pode alterar os dados. Após as eleições, as informações são enviadas por quatro anos.

Compartilhe isso
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: