Quingoma recebe Caravana de Luz Cultural com práticas integrativas para os moradores

 Quingoma recebe Caravana de Luz Cultural com práticas integrativas para os moradores

O bairro do Quingoma, em Lauro de Freitas, foi escolhido para receber a Caravana de Luz Cultural, uma ação de práticas integrativas de responsabilidade social. O projeto congrega profissionais de várias áreas para prestarem atendimento à população, promovendo terapia comunitária, através da política nacional do Ministério da Saúde e da Coordenadoria de Práticas Integrativas de Lauro de Freitas. A ação envolve a medicina tradicional chinesa com a medicina praticada no Sistema Único de Saúde – SUS.

Na tarde desta terça-feira (10), alunos, professores e funcionários da Escola Municipal do Quingoma receberam o projeto. Nesta quarta-feira, a partir das 8h, a Caravana atenderá os recicladores que trabalham e interagem no aterro ecológico.

O movimento foi criado em 1993 pelo professor e maestro Givanildo Amâncio, conhecido como maestro Gil. Com apoio da Prefeitura estão sendo disponibilizados durante esta semana, no Quingoma, atendimentos terapêuticos – massagens, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e musicoterapia – para alunos, professores e funcionários da escola municipal da comunidade do Quingoma.

O maestro Gil explica que a prática integrativa é quatro vezes mais eficaz do que a medicina ortodoxa. “É um tratamento não invasivo que só afeta a área que está sendo tratada, diminui pressão vascular, melhora a qualidade de vida e combate o estresse”, alertou.

Para a terapeuta de reflexão podal e agente de saúde do município, Marluce Marques, a participação e apoio da Secretaria de Municipal de Saúde nas práticas integrativas é muito importante. “Nos nossos atendimentos na comunidade já adotamos e realizamos algumas ações com apoio da gestão, que já está criando na Sesa um Departamento de Práticas Integrativas”.

A Caravana Luz Cultural chega ao Quingoma como parte da pré-programação do Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária e do Congresso Internacional de Terapia Comunitária, que serão realizados no Resort Stela Maris, de 12 a 15 (quinta a domingo). Os eventos visam debater a importância da força da coletividade.

Programação:

11 de setembro

8h – atendimento terapêutico comunitário para recicladores Que trabalham e interagem no aterro do Quingoma.

11h 30 – Conselho Municipal de Saúde recebe dinâmica interativa com música

12 de setembro

10h – roda de conversa e dinâmica de grupo para a melhoria dos recursos humanos e colaboração para ampliação do clima no ambiente trabalho dentro da Secretaria de Educação Municipal de Lauro de Freitas

Noite – abertura do Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária na sua 10ª edição simultaneamente à sétima edição do Congresso Internacional de Terapia Comunitária. Serão apresentados os resultados fotográficos dos trabalhos comunitários desenvolvidos voluntariamente por meio da Caravana de Luz Cultural.

Jornalistas Isabela Rocha e Danilo Magalhães

Fotos Danilo Magalhães e Rafael Magno

ASCOM/PMLF

10/09/2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading