Rede Emunde e o Dia Nacional do Turismo

 Rede Emunde e o Dia Nacional do Turismo

Edson Costa

DIA NACIONAL DO TURISMO!

08 de Maio, dia em que o Brasil celebra o Dia Nacional do Turismo, sancionado pela Presidenta Dilma Rousseff, dada a importância estratégica do Turismo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável do país.

A Medida que o Turismo é a atividade econômica que mais integra outras atividades econômicas, fazendo assim um importante giro de capital, mobilização de pessoas, segmentos e instituições Municipais, Estaduais, Nacionais e Internacionais. Tais forças do Turismo não podem ser esquecidas em Tempos de Pandemia, quando paramos o mundo para proteger a vida, entrando em Quarentena Social, que tem a simbologia fundamental de ficarmos em casa, para não permitir a circulação do vírus, uma medida acertada com a Ciência e os Estados Nacionais do mundo todo.

O Brasil segue prevaricando nesta medida, por conta do atual Presidente da República, minimizar as medidas de isolamento, falando de medicamentos, que o mundo todo ainda não encontrou. Trocou o Ministro de Saúde proativo no combate ao vírus e medidas de Isolamento Social, por outro que pouco conhece de Medicina Pública, fundamental neste enfrentamento, já estamos pagando caro por isso, com aumento de mortes em alguns estados e um absurdo aumento de casos de contaminação, o que pode agravar e muito a situação do COVID 19, no território brasileiro.

O Turismo toma prejuízo com isso, assim como outras atividades econômicas, mas temos que pensar em inovações alternativas estruturantes para o segmento e também na solidariedade, para de forma integrada passarmos por isso, “Vai Passar!”. E cada um de nós, nos fortaleceremos construindo uma Rede Solidária do Turismo em Tempo de Pandemia e reforçando os elementos essenciais que já compõem esta rede, pessoas, segmentos, instituições e a política de Turismo.

Redes e Câmaras de Turismo começam a organizar ações solidárias para contribuir com segmentos e instituições, por outro lado nos estruturamos de forma virtual, para a Nova Era do Turismo Pós Pandemia.
No Campo do Turismo Étnico Afro é hora de fazer contato com as Instituições e segmentos, para medidas estruturantes de fortalecimento dos Guardiões, Redes, Rotas, Vias, segmentos como a Capoeira, Baianas de Acarajé, Blocos Afros, Afoxés, Bloco de Reggae, Bloco de Samba, Moda Afro, Culinárias Populares da Bahia, Terreiros, Quilombos. Fortaleceremos o Empreendedorismo de Negros e Mulheres, através das instituições, empresas, universidades, Ministério do Turismo, Secretarias de Estado, Secretarias Municipais, Câmaras de Turismo, instituições do Terceiro Setor e da Iniciativa Privada.

Nós, do Fórum de Empreendedorismo de Negros e Mulheres e Turismo Étnico Afro que construímos o CONTEA – CONGRESSO DE TURISMO ÉTNICO AFRO DA BAHIA. Fazermos com os parceiros públicos, privados, Terceiro Setor e Universidades, o processo estruturante do Turismo Étnico Afro, estruturando nas cidades, segmentos, Universidades, ações estruturantes, passando por esta integração de forma virtual.

De modo a cuidar de tudo que foi feito até aqui: Formações realizadas em 2018 no CRDH UNEB PELOURINHO; 22 Encontros de Formação, em 2019; 19 Encontros do Fórum nas Comunidades e cidades, que culminou em dois Encontros das Rotas Afro Culturais da Bahia e o CONTEA – CONGRESSO DE TURISMO ÉTNICO AFRO DA BAHIA. A partir do CONTEA, podemos construir um Plano Integrado de Desenvolvimento e estão sendo construídos os Planos de Ação para intercâmbio com os Poderes Públicos, Iniciativas Privadas, Terceiro Setor, Universidades e as Comunidades. Este é o momento muito estruturante!

Inovação, organização, articulação, captação de recursos, ações de solidariedade com os segmentos serão fundamentais, Estamos ressignificando de forma virtual e potencializando o Recolhimento Social.
Os Caminhos Afros da Quarentena são estruturantes, promocionais e solidário. O processo da solidariedade já é comum em alguns segmentos, como por exemplo, a Capoeira, Terreiros de Candomblé, Quilombo, Baianas de Acarajé, que se associam aos Carnavais, Festejos, Festivais, Congressos, Encontros, Intercâmbios, Campanhas Institucionais e Políticas de desenvolvimento e enfrentamento das desigualdades.

Daqui da Quarentena é hora de mobilização virtual para afirmação daquilo que fizemos até aqui!

No Dia Nacional do Turismo é essa a nossa mobilização e ação, com continuada em Tempos de Pandemia e Eleição, com a Bandeira da Captação de Recursos estruturantes e da Solidariedade em Rede, com parceiros, empresas e segmentos.

Edson Costa – Rede Emunde

 

*Rede Emunde – Edson Costa

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading