setembro 25, 2021

970×90

Saúde alerta para importância de tomar a segunda dose no prazo programado

Saúde alerta para importância de tomar a segunda dose no prazo programado

Idosos e profissionais de saúde que iniciaram o processo de imunização contra a Covid em 10 de março completaram o ciclo da imunização com a segunda dose nesta quarta-feira (7), em Lauro de Freitas. Mas nem todos estão atentos para a importância da segunda dose. Muitos que tomaram a primeira dose não voltaram para completar o ciclo, o que preocupa a superintendente de Vigilância à Saúde, Regina Coeli.

“Percebemos que um percentual grande de pessoas não veio tomar a segunda dose na data programada. É importante salientar que a imunização só acontece quando concluímos a vacinação com a quantidade de doses determinada no estudo da vacina”, alerta.

No caso da Coronavac, a orientação é que seja aplicada a segunda dose até 28 dias após a primeira, já o reforço da Astrazeneca deve ser tomado após 84 dias da primeira. Ambas as vacinas precisam da segunda dose para completar o ciclo da imunização. “Deixar de tomar a segunda dose é assumir o risco de não ter a imunização completa e ficar vulnerável para a contaminação da COVID e até adquirir a forma grave da doença”, alerta Regina Coeli.

Fé e esperança

Nos três drive-thrus montados pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA) nesta quarta-feira, as manifestações de fé e esperança eram percebidas a cada aplicação da dose.

Dona Maria Antônia Amaral, 78 anos, ao lado do esposo Soledade Amaral, 75 anos, não escondeu a felicidade em completar o ciclo. “Estamos muito felizes e esperançosos de que esse momento alcance a todos”, disse Maria. Já seu Aristides dos Santos, 72 anos, questionou se já poderia andar sem máscara e levar a vida como antes. “O senhor deve manter os mesmos cuidados, lave as mãos e fique em casa”, alertou a técnica de enfermagem Crispiniana de Souza.

A segunda dose também foi aplicada nos funcionários da Instituição de Longa Permanência (ILP) Lar de Ester. “Para mim que sou asmática e tenho problemas respiratórios, completar o ciclo é um alívio muito grande”, disse a administradora da unidade Vanessa Bonfim.

A aplicação da segunda dose, em Lauro de Freitas, segue nesta quinta (8), sexta (9) e segunda-feira (12), para quem tomou a primeira dose da Coronavac entre os dias 11 e 15 de março, conforme data anotada na carteira de vacinação.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde