outubro 19, 2019

970×90

Saúde capacita profissionais que atuam nas salas de aula

Saúde capacita profissionais que atuam nas salas de aula

Mais de oitenta enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Atenção Básica da rede municipal de Lauro de Freitas participaram, nesta segunda-feira (29), da Capacitação de Profissionais de Saúde realizada pela Superintendência de Vigilância a Saúde da Secretaria de Saúde (Sesa), na faculdade Unime. Durante toda manhã, orientações foram repassadas as equipes de Saúde da Família, de acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Daniel Assis, informa que essa capacitação é realizada a cada semestre com a finalidade de informar, atualizar e disseminar normas e orientações relacionadas às atividades de imunização. Além disso eles aprendem procedimentos técnicos da sala de vacinação, tratando de temas como planejamento, monitoramento e avaliação para garantir o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da rede municipal de Saúde que trabalham nas atividades de imunização.

“Ações como essa garantem a qualidade do serviço e segurança dos usuários, uma vez que mantemos os profissionais atualizados o que contribui para minimizar os erros”, destacou. A Capacitação continua nesta terça-feira (30) no mesmo local para nova turma de profissionais.

Atualmente Lauro de Freitas conta com 15 salas de vacinação localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF). Para a enfermeira Leila Pamponet, a Capacitação é importante para manutenção da atualização do calendário vacinal de crianças, adolescentes e adultos. “Esses profissionais estão na ponta, em contato direto com a comunidade e prezando sempre pela cobertura vacinal conforme preconiza o Ministério da Saúde”, disse enquanto assistia à palestra do enfermeiro da Vigilância Epidemiológica que abordou temas relacionados à idade máxima para a administração das vacinas, erros e particularidades de cada procedimento de imunização.

As USF do município ofertam à população todos os imunobiológicos que integram o calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde. Em Lauro de Freitas, a mais recente campanha de vacinação contra a gripe H1N1 superou a meta para o município com mais de 90% do público alvo imunizado. Foram vacinados 11.595 crianças, 14.009 idosos, 486 puérperas, 1.887 gestantes e 4.641 trabalhadores da saúde.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica atribui o resultado positivo da campanha às estratégias especiais, mobilizações de busca ativa e eficácia da equipe com as técnicas devidas sempre atualizadas. A certificação desses profissionais será feita pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde do município.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Edgard Copque

LF 29 07 2019

ASCOM/SES/PMLF

Tel.: 3288-8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: