Secult inicia entrega de certificados e atestados a 245 artistas individuais habilitados no 1º Censo Cultural de Lauro de Freitas

 Secult inicia entrega de certificados e atestados a 245 artistas individuais habilitados no 1º Censo Cultural de Lauro de Freitas

Artistas individuais de Lauro de Freitas, que participaram do 1º Censo Cultural do município, começaram a retirar o certificado de habilitação e o atestado de capacidade técnica, nesta terça-feira (17). A entrega dos documentos segue até a próxima sexta-feira (20), na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no período das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Outros agentes culturais habilitados devem comparecer à Secult a partir do dia 23/08, conforme cronograma.

Segundo Remerson Araújo, diretor do Departamento de Cultura da Secult, os documentos são essenciais para os agentes participarem de atividades culturais desenvolvidas no município. “Vão servir para contratação da administração municipal, a fim de fazer parte do calendário de eventos culturais, inscrição na eleição do Conselho Municipal de Política Cultural, participação em editais e outras ações”, explicou. Além do certificado e atestado, os agentes culturais recebem uma carteirinha onde consta o código de identificação do artista.

O resultado do 1º Censo Cultural de Lauro de Freitas apontou o cadastro de 247 artistas individuais, sendo 245 habilitados. Renato Lima foi um dos artistas que compareceu na Secult para retirar seus documentos logo no primeiro dia. “O Censo é algo que os artistas precisavam, porque o próprio poder público fica sabendo quem está fazendo arte no município. O processo de cadastro foi bem organizado, a Secretaria conseguiu ajudar muitos artistas a produzirem seus portfólios e isso foi muito plausível”, considerou o ator e diretor teatral.

Ao todo, 544 agentes culturais participaram do 1º Censo Cultural. Para Valdir Júnior, músico e cantor, o mapeamento da cultura local a partir do levantamento de dados é um ganho para todos. “O Censo é uma forma de reconhecimento e valorização dos artistas da terra. Nos bairros temos muitas pessoas que têm um trabalho bom e merecem essa visibilidade”, ponderou. O Censo ainda vai permitir a implantação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais de Lauro de Freitas (SMIIC) e outras ações.

Cronograma

De acordo com o cronograma publicado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no Diário Oficial (DOM), os grupos coletivos culturais e bandas locais devem retirar seus documentos entre os dias 23 e 25/08. Agentes culturais da categoria festas, eventos e manifestações populares, nos dias 26 e 27/08. De espaços artísticos e culturais, associações, instituições e organizações culturais comunitárias, nos dias 30 e 31/08. Sempre das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, na Secult.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading