SEMARH instala Posto Avançado para atender proprietários de imóveis notificados

 SEMARH instala Posto Avançado para atender proprietários de imóveis notificados

Um posto avançado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), montado na entrada do Parque Ecológico, estará à disposição dos proprietários de imóveis localizados às margens do Rio Sapato, trecho de Vilas do Atlântico, entre os dias 13 e 17, para receber documentação que ateste a tipologia, manutenção e operação do Sistema de Tratamento Sanitário adotado no imóvel. Também deve ser indicada a destinação final do efluente tratado por este sistema.

Os proprietários foram notificados por meio de edital publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em 8 de abril, que pode ser consultado no site da Prefeiturawww.laurodefreitas.ba.gov.br.

A ação integra o projeto de despoluição do afluente e atende a determinação do Ministério Público da Estadual (MPE) de suspender a emissão de agentes poluidores na extensão do rio.  De acordo com o secretário da Semarh, Alexandre Marques, o posto avançado já esteve em Buraquinho e após Vilas do Atlântico segue para a Praia de Ipitanga. 

“Após a obtenção de todas as informações, os levantamentos serão encaminhados ao Ministério Público Estadual, que adotará medidas cabíveis atendendo ao Termo de Ajustamento e Conduta referente ao Rio Sapato”, disse. De acordo com o TAC, o MPE dará providências jurídicas cíveis e criminais para os proprietários que não comparecerem ou não apresentarem os documentos”, frisou.

 

Projetos de revitalização

A Semarh intensificou uma série de ações na tentativa de conscientizar a população para a importância da preservação do Rio Sapato.  Desde agosto do ano passado, o projeto para a revitalização do afluente recebeu um reforço com a inserção da tecnologia EM -1.

As intervenções para recuperação do corpo hídrico são realizadas uma vez por semana pela Semarh e a empresa parceira Ambien. Todo o processo é monitorado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), por meio da coleta de amostras da água em vários pontos do rio, uma vez por mês, durante um ano.

A tecnologia está sendo aplicada em cinco pontos do rio, em trechos das ruas Santo Antônio de Ipitanga, Elsa Paranhos, José Ribeiro da Silva e Avenida 31 de Julho, todas em Ipitanga, e na avenida Praia de Copacabana, em Vilas do Atlântico. A cada semana são lançados no Sapato mil litros do produto.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading