Sesab emite alerta epidemiológico em função de doença misteriosa

Em comunicado, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu um alerta epidemiológico às unidades sobre a “doença misteriosa”.

A secretaria informou que o “quadro apresentado pelos pacientes é compatível com uma variante da Síndrome da Mialgia Epidêmica também conhecida como “Doença de Bornhoim”.

“A dor muscular é causada por uma infecção viral e afeta a parte superior do abdômen e do tórax inferior. Ela é caracterizada como espasmódica e desenvolve-se de repente, piorando a cada movimento e respiração profunda, causando falta de ar para o individuo afetado”, diz um trecho, que deixa claro que os casos não tiveram comprometimento respiratório”. A Doença de Bornhoim pode ser por meio de pessoa para pessoa, através de gotículas ou objetos contaminados.

A Sesab pede para notificar a secretaria em caso de o paciente “apresentar fortes dores em região cervical e do trapézio, de inicio súbito, seguido de dores musculares intensas nos braços ou dorso, ou coxas ou panturrilhas, sem causa aparente”.

Tratamento – Não há tratamento especifico para a doença, informa a Sesab, que recomenda exame para dosagem de creatinofosfoquinase ou TGO para observação de aumento das enzimas musculares. (Bahia.ba)

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading