Sessão especial na Câmara de Lauro comemora o Dia do Assistente Social

 Sessão especial na Câmara de Lauro comemora o Dia do Assistente Social

Exercício, ensino e futuro da profissão foram abordados nas falas

O Dia da/do assistente social foi lembrado em uma sessão especial, nesta quinta-feira (24), na Câmara Municipal, com a presença de profissionais, professores e estudantes. A iniciativa do vereador Fausto Franco e da presidenta do Legislativo, Naide Brito, teve as participações da vereadora Mirian Martinez, do vereador Roque Fagundes e da prefeita Moema Gramacho.

Os palestrantes, Josafá Coelho, mestre em Políticas Sociais e Cidadania e coordenador da Unirb, e Sandra Carvalho, mestra em Políticas Sociais e Cidadania e professora de Serviço Social na UCSal, falaram sobre o exercício e do ensino da profissão e os desafios que aguardam os futuros profissionais em um país marcado pelas desigualdades.

Naide Brito abriu a sessão enaltecendo a luta diária dos assistentes sociais, “uma categoria formada, em sua maioria, por mulheres e, sabemos, que as mulheres fazem a diferença”. Fausto Franco destacou a importância do profissional de serviço social, agradeceu a presença das instituições de ensino e de todos que estiveram na sessão e louvou a inserção desses profissionais na área de educação.

Mirian Martinez apresentou uma homenagem em forma de cordel, descrevendo as atividades da profissão. Para Roque Fagundes, a sessão foi uma iniciativa de construção social, homenageando uma das profissões que mais humanizam e que resiste ao sistema.

A prefeita lembrou os avanços obtidos pelo trabalho da categoria, iniciado como voluntariado, até a regulamentação da profissão e destacou como avanços as criações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Bandeiras de luta

O Dia da/do Assistente Social é celebrado em 15 de maio, com o objetivo de dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. A data surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. Em 2017, Fausto Franco teve aprovado um Projeto de Lei instituindo a Semana Municipal do Assistente Social, a ser comemorada anualmente entre 11 e 15 de maio.

Também fizeram parte da mesa Edna Durão, representante do Grupo de Estudo de Serviço Social; Carla Castro, coordenadora do curso de Serviço Social da Unime/Lauro de Freitas; Cibele Marques, representado o Conselho Municipal de Saúde; Cleide Rezende, presidenta do Conselho Municipal da Mulher; Aleine Ferreira, coordenadora do curso de Serviço Social da UniNassau/LF; Lilian Athayde, coordenadora do Serviço Social do Hospital Menandro de Faria; as secretárias municipais da Mulher, Bárbara Chaves, e de Desenvolvimento Social, Uldaci Santos; dentre outras e outros participantes.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading