Shopping reduz tempo de tolerância do estacionamento para 15 minutos

 Shopping reduz tempo de tolerância do estacionamento para 15 minutos

Quem passou pelo Shopping da Bahia neste fim de semana foi pego de surpresa com a informação de que o tempo de tolerância para não pagar o estacionamento diminuiu para 15 minutos. Valendo desde o sábado (19), a novidade está estampada na entrada do centro de compras, em uma placa fixada na máquina para retirar o ticket e no guichê de pagamento do estacionamento.

Apesar da ampla divulgação da mudança, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) informou, em nota, que não irá aceitar que os shoppings de Salvador reduzam o tempo de tolerância dos clientes nos estacionamentos de 30 para 15 minutos.

Segundo o órgão, o Shopping da Bahia já foi notificado e será realizada a fiscalização em outros shoppings “com o objetivo de garantir que os estabelecimentos mantenham o tempo de tolerância de acordo com o TAC firmado com a Prefeitura”. “Os estabelecimentos que descumprirem a determinação terão seus TVLs (Termo de Viabilidade e Localização) cassados pela Sedur”, diz o comunicado.

Segundo o coordenador regional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Edson Piaggio, a diminuição da tolerância estava sendo reivindicada para todos os shoppings. O motivo da solicitação, segundo ele, era direcionar o tempo para embarque e desembarque de pessoas e evitar o “shopping express”.

“O que estava acontecendo é que com 30 minutos as pessoas faziam tudo correndo. Para evitar o pagamento, às vezes esqueciam o carro aberto e terminavam trazendo, além de desconforto, até alguma situação de acidente”, explica Piaggio. “Por essa razão que todo o Brasil tem 15 minutos, para você deixar ou buscar alguém. Não para fazer compras. O objetivo não é o shopping express”, justifica.

Em nota, o Shopping da Bahia disse que “cumpriu rigorosamente as condições previstas no TAC assinado com a prefeitura de Salvador” e que “não há mais nenhum impedimento legal ou jurídico para alterar o tempo de carência do estacionamento” (leia o comunicado na íntegra, abaixo).

Em resposta ao shopping, a Sedur esclareceu que o termo de quitação que foi assinado se refere ao valor pago, mas “a cláusula dos trinta minutos não tem prazo”. “Se eles não corrigirem, terão o Termo de Viabilidade de Localização (TVL) cassado ainda esta semana”, afirmou a Sedur.

Nota do Shopping da Bahia

“O Shopping da Bahia esclarece que cumpriu rigorosamente todas as condições previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com a Prefeitura de Salvador, no âmbito das contrapartidas negociadas para o início da cobrança pelo uso das vagas de estacionamento, em 2016. 

O empreendimento recebeu da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) documento que comprova a quitação de todas as obrigações, razão pela qual não há mais nenhum impedimento de ordem legal ou jurídica que impeça a alteração do tempo de carência do estacionamento.

O Shopping da Bahia reforça que pauta suas atitudes e decisões sempre dentro do ordenamento jurídico, prezando pela relação de transparência com órgãos públicos, lojistas e clientes”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading