STF pede diligências para verificar vazamento de delações da Odebrecht na PGR

 STF pede diligências para verificar vazamento de delações da Odebrecht na PGR

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que sejam feitas diligências na PGR (Procuradoria-Geral da República) para verificar se o órgão tomou medidas para apurar vazamentos de delações da Odebrecht.

TAPETE

A empreiteira pediu a investigação depois que depoimentos sigilosos de delatores da empreiteira em países da América Latina se tornaram públicos de forma ilegal. Num primeiro momento, o ministro Edson Fachin arquivou o pedido. A 2ª Turma da corte, no entanto, deliberou pela apuração sobre as medidas eventualmente tomadas pela PGR para apurar os vazamentos ilegais –e Fachin concordou.

ROTA DE ESCAPE

Os advogados da Odebrecht relataram aos magistrados que executivos que estavam em outros países tiveram as vidas colocadas em risco depois que suas delações vazaram. E saíram dos locais em que estavam.

CAIXA PRETA

A proposta de diligência partiu do ministro Gilmar Mendes, um dos magistrados que mais protesta contra a quebra de sigilo das investigações.

BROTANDO

O ex-ministro Antonio Palocci já plantou mais de 100 mudas de árvores desde que foi preso, em setembro de 2016. Palocci usa a área destinada ao banho de sol na custódia da Polícia Federal em Curitiba e recebe terra e adubo de seus advogados.

MIMO

Quando as plantas atingem um palmo de comprimento ele dá de presente.

Já receberam um vaso do ex-petista agentes da PF, familiares de outros presos e membros da sua família.

HIPNOTIZADO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sancionou uma lei para criar o Dia Estadual do Hipnólogo, a ser celebrado em 25 de setembro.

ENCONTRO CULTURAL

O presidente da T4F, Fernando Alterio, ofereceu um jantar em homenagem ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, na quarta (28). Os atores Bárbara Paz, Regina Duarte, Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello e Miguel Falabella estiveram lá. A cantora Baby do Brasil, o cineasta Bruno Barreto, o presidente do Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira, e sua mulher, Andrea, também compareceram.

RH

Funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) elaboraram uma carta contra a demissão do chefe da Agência Brasil em SP, Décio Trujilo. Segundo o texto, ele teria sido demitido por conta de uma reportagem sobre o sistema Cantareira, de abastecimento hídrico da capital.

FOGO CRUZADO

Desde janeiro, a EBC produz conteúdos favoráveis ao Fórum Mundial da Água por conta de um contrato publicitário firmado com a ANA (Agência Nacional de Águas). “A abordagem desagradou ao presidente do Conselho Mundial da Água –organizador do Fórum”, afirma a carta.

NADA DISSO

A EBC nega as acusações e afirma que foi uma decisão administrativa. “Em se tratando de cargo em comissão, seus ocupantes são passíveis de dispensa a qualquer momento”.

COFRE

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, apresentou ao presidente Michel Temer uma minuta de projeto de lei que destina 3% da arrecadação das loterias federais a projetos culturais.

LINHA DIRETA

A legislação já prevê a destinação desses recursos à cultura, mas, segundo o ministro, a verba é depositada no Tesouro e acaba se perdendo. A mudança proposta é que os projetos sejam escolhidos por edital e financiados diretamente pela Caixa Econômica Federal, para que não haja o risco de contingenciamento.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading