Teatro Popular de Ilhéus leva Shakespeare ao Sertão

O grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) já iniciou a sua circulação com o projeto Shakespeare no Sertão. Mais de 1.500 km serão percorridos até o dia 30, com apresentações da comédia “Medida por medida”, da obra de William Shakespeare e direção de Romualdo Lisboa, em seis municípios baianos do sertão da Bahia. O grupo ilheense deve apresentar a comédia nos municípios de Pintadas, Euclides da Cunha, Canudos e Uauá. Já foram realizadas apresentações em Ipirá (dia 11) e Capim Grosso (dia 13). As apresentações são gratuitas ao público.

O projeto tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Shakespeare no Sertão foi contemplado pelo edital 22/2016 do setorial de teatro do Fundo de Cultura.

As apresentações de Medida por medida acontecem no “Palco Rodante”, estrutura móvel desenvolvida pelo arquiteto e urbanista alemão, Carl Van Hauenschild, que é instalado, conforme prevê o projeto, sempre em praças públicas. Quando ‘desmontado’, ele é transportado, através do uso de reboque, por um veículo maior.

Além das apresentações, integrantes do Teatro Popular de Ilhéus realizam oficinas para artistas e entusiastas das artes em cada município visitado. Durante a oficina ocorre a apresentação da técnica “mondrongo”, desenvolvida pelo grupo para auxiliar na construção de personagens.

Para a comerciante Eliane Souza, de Ipirá, a apresentação de Medida Por Medida no município foi inesquecível. “Tive a oportunidade de ver algo tão maravilhoso aqui em nossa cidade e ainda trazer a família para ver também. É algo que eu nunca vou esquecer. Fiquei encantada com o grupo”, relatou. Já em Capim Grosso, a moradora Noélia Apolinário também elogiou a passagem do TPI pela cidade. “É um trabalho muito bonito. Eu adorei bastante, achei divertido, algo diferente por aqui”, disse.

Os registros das atividades do projeto Shakespeare no Sertão estão sendo postadas num blog específico do projeto. O material pode ser acessado através do endereço: www.shakespearenosertao.blogspot.com.

Teatro Popular de Ilhéus (TPI) – É uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas de Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading