Governador da Bahia defende unidade no PT e espera “nome de consenso” para 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa
Nesta quarta-feira (02), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) falou sobre os preparativos para o Processo de Eleições Diretas (PED) 2025 do PT Bahia e a disputa pela 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em tom de expectativa, o petista destacou a importância da democracia interna no partido, mas admitiu que tem participado menos das reuniões devido à agenda apertada.
“Tô aguardando, tenho participado pouco por conta do tempo, as reuniões estão acontecendo. Eu me orgulho muito de participar, de ser filiado a um partido que tem essa democracia interna”, afirmou Jerônimo.
O governador reconheceu que há divergências, mas defendeu a união em torno de um nome forte para as eleições de 2026, que incluirão disputas para deputado estadual, federal, governador, senador e presidente da República.
“Tenho muita confiança no meu partido, tenho certeza que nós chegaremos ao nome”, declarou.
Sobre a ALBA – eleição da 1ª vice:
Jerônimo também comentou a eleição para a 1ª vice-presidência da ALBA, reforçando que espera um “nome de consenso” para evitar divisões. Ele lembrou que, na recente escolha do presidente da Casa, o PSD – partido com maior bancada – manteve o comando após um acordo com o PT.
“Quando a gente percebeu que poderia correr um risco, nós garantimos, conversando com o PT, que tivesse retaguarda para que, se houvesse alguma coisa com o deputado Adolfo [como aconteceu], o PSD continuasse na direção”, explicou.
Agora, com a definição da vice, Jerônimo espera que a “maturidade da Assembleia” prevaleça: “Não pode ser o foco maior, a disputa. Não existe clima para uma disputa de concepção – é um nome que vai fortalecer aquela casa”.
PED 2025 do PT:
Jerônim admitiu que “é difícil” alcançar total união no PT devido às diferentes tendências internas, mas defendeu que a maioria se una em torno de um projeto.
“Quando eu digo unidade, é que mesmo que tenha dois, três candidatos, o grupo maior se unifica em torno de um nome. Espero que seja um nome que incorpore, que dialogue bem com as tendências e com os prefeitos”, afirmou, reiterando que o seu estilo é buscar unidade”
Encerrando, o governador reafirmou seu perfil conciliador: “Estou aguardando, vocês já me conhecem. Meu estilo é querer unidade. Eu não quero gastar energia dentro do partido, quero gastar energia depois para fortalecer o PT na Bahia”.






