Tradição dos mascarados é ponto alto no Carnaval de Lauro de Freitas

 Tradição dos mascarados é ponto alto no Carnaval de Lauro de Freitas

O Carnaval da cidade começa oficialmente amanhã (sexta-feira, 1), mas desde janeiro os mascarados de Lauro de Freitas estão nas ruas assustando a garotada e anunciando a chegada da folia momesca. Vestidos de monstros ou pierrots este período é o mais esperado para os amantes da tradição iniciada no município há mais de cinco décadas e que se renova ano após ano com a adesão de jovens que aprendem desde criança que vestir a “careta” é manter viva a cultura e a memória local.

O grupo desfilará no Carnaval de Todos os Santos no sábado (02) às 14h. Enquanto percorre o trajeto levando a alegria e irreverência características, os jurados ocultos da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) estarão por perto avaliando a melhor performance, máscara mais criativa e outros atributos que destacarão o melhor fantasiado. “O vencedor do primeiro lugar levará para casa um notebook, o segundo e terceiro lugares ganharão um aparelho celular. A premiação será na Praça da Matriz, às 17h”, informou Aline Souza, diretora da Secult, secretaria que coordena a folia em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, Associação Carnavalesca e Cultural do Centro, Fundo Municipal de Cultura e demais secretarias municipais.

*De pai para filhos*

O líder do grupo Tradição dos Mascarados, Rodrigo Sá, conta que viu desde pequeno seu pai, tios e primos usarem as vestes típicas compostas de macacões de obra com meias e luvas. “A primeira vez que sai tinha 15 anos, acompanhado da minha família. Então isso é um marco forte da nossa história e eu não poderia deixar morrer”, disse ele explicando o motivo de se empenhar, juntamente com outros jovens da cidade, para resgatar a tradição que por um tempo ficou esquecida.

Hoje são mais de 400 participantes que se reúnem nos sábados pré-Carnaval vestidos de Mascarados. “Nós mesmos fazemos nossas roupas mantendo o estilo. Geralmente são dois modelos confeccionadas com esponjas para os pierrots ou máscaras de borrachas”, explica.

O Carnaval de Todos os Santos será aberto nesta sexta-feira (01) às 16h, pela prefeita Moema Gramacho com a entrega das chaves da cidade para a Rainha e o Rei Momo. O ato acontece no final de linha dos ônibus no Centro. Além do desfile dos mascarados, a programação da folia cotará com a animação dos blocos e as atrações alternativas do Palco Hamilton Vieira, que a partir das 18h trará a festa os ritmos do Rock, Reggae e Hip Hop. A folia segue até terça-feira (6), com atrações para todos os públicos.

Jornalista Giovanna Reyner

ASCOM/PMLF

27/02/2019

Tel.: 3288 8671

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading