Twitter, Facebook, WhatsApp e YouTube são bloqueados na Turquia

O governo turco está bloqueando o acesso ao Twitter, Facebook, WhatsApp e YouTube em todo o país. A decisão vem no rastro de uma onda de prisões para mais de 11 políticos pró-curdos. A informação foi divulgada pelo grupo Turkey Blocks, que se dedica a monitorar e preservar a liberdade de internet no país. Segundo o grupo, o acesso a estes sites foi derrubado junto às operadoras turcas e está afetando a maioria dos usuários no país. Segundo a entidade, mais de 47 milhões de internautas turcos foram atingidos com este bloqueio.

De acordo com o Turkey Blocks, a maiores operadoras do país como TTNet e Turkcell não estão liberando o acesso. Por outro lado, provedores menores como UyduNet mantiveram seu acesso aos sites. Outros serviços como Instagram e Skype também estão sofrendo restrições em seu acesso, segundo o grupo de militância online.

“Restrições de Internet estão constantemente sendo usadas na Turquia para suprimir a cobertura de incidentes políticas, uma forma de censura para evitar a revolta popular”, afirmou o Turkey Blocks. Depois da denúncia do Turkey Blocks, veículos turcos e de outros países da Europa passaram a ligar os cortes de acesso à prisão de 11 políticos do Partido Democrático na Turquia, que defende políticas pró-curdas, que vão contra o governo conservador do presidente Recep Tayyip Erdogan.  Esta não foi a primeira vez que a Turquia sofre com cortes na internet para evitar manifestações populares da rede.

Nas últimas semanas, durante protestos na cidade de Diyarbakir, o acesso à web em todo o país passou por cortes, o que também foi ligado à interferência do governo. “Supressão das redes sociais tem sido empregada frequentemente por conta de emergências nacionais como ataques terroristas para censurar a cobertura de mídia e permitir que as autoridades tenham um controle sobre a narrativa dos fatos”, afirmou o Turkey Blocks. Fonte: ARS Technica

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading