USF São Judas Tadeu na Itinga intensifica ações de atenção à saúde da mulher no “Outubro Rosa”

 USF São Judas Tadeu na Itinga intensifica ações de atenção à saúde da mulher no “Outubro Rosa”

As ações de atenção à saúde da mulher foram reforçadas pela Unidade de Saúde da Família São Judas Tadeu, nesta quarta-feira (16), durante a campanha Outubro Rosa. Na USF que fica em Itinga, um café da manhã com palestras, consultas médicas, massagem com fisioterapeuta, maquiagem, oficina de turbante e atividades físicas, animou mulheres das localidades de Pérola Negra, Jardim Talismã, Parque Santa Rita, Pouso Alegre e Santa Júlia.

Após ouvir palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero, Cleuza Queiroz, 64, passou pelo procedimento de autoexame e participou de atividade física. “Na palestra também foi falado sobre violência contra a mulher, os direitos e como fazemos para denunciar. Sabemos que este mês é o da campanha, mas nós mulheres temos que nos cuidar o ano todo. Sempre que têm ações aqui eu indico para todos meus conhecidos”, disse.

Com demanda aberta, a unidade atendeu mulheres como Márcia Pereira que ama dançar. “Estou aguardando a limpeza de pele. Hoje os cuidados são também com a beleza”, contou sorrindo. Além de serem estimuladas para o autocuidado feminino, as assistidas do São Judas Tadeu realizaram testes rápidos e passaram por atendimento odontológico.

De acordo com a gerente da unidade, Gilda Mota, as atividades também buscam romper tabus sobre o câncer de mama. “Percebemos que muitas pacientes têm resistência quando se fala sobre fazer exames de prevenção. Programamos as atividades de modo especial para que as mulheres fiquem mais à vontade. Os atendimentos como de exames preventivo e os outros serviços, hoje, foram sem agendamento”, explicou.

A Unidade de Saúde da Família São Judas Tadeu, que teve os recursos para a implantação captados em 2010, durante a segunda gestão da prefeita Moema Gramacho, foi inaugurada em 7 de junho de 2017. A equipe da unidade é composta por agentes de Saúde da Família e de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além de corpo médico e de enfermagem. Mais de mil atendimentos são realizados por mês.

Jornalista Laerte Santana

Foto Danilo Magalhães

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

16/10/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading