Vereador Gil de Adélia indica o uso facultativo de pulseiras inclusivas nas unidades de saúde de Lauro de Freitas

 Vereador Gil de Adélia indica o uso facultativo de pulseiras inclusivas nas unidades de saúde de Lauro de Freitas

A Câmara Municipal de Lauro de Freitas aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (05), a indicação apresentada pelo vereador Gil de Adélia que propõe ao Executivo Municipal a implementação do uso facultativo de pulseiras de identificação com os símbolos do quebra-cabeça e do girassol nas unidades de saúde do município. A medida tem como objetivo promover um atendimento mais humanizado, acolhedor e inclusivo às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências ocultas.

A iniciativa solicita que a Prefeitura realize estudos técnicos e adote as providências necessárias para viabilizar a aplicação das pulseiras, que são reconhecidas internacionalmente como ferramentas de comunicação simples e eficazes para sinalizar condições não visíveis.

O símbolo do quebra-cabeça, associado ao TEA, e o girassol, referência global para deficiências ocultas, já são utilizados em diversas cidades e países com o objetivo de auxiliar profissionais e servidores públicos na identificação desse público, garantindo acolhimento adequado.

Segundo o vereador Gil de Adélia, o uso voluntário das pulseiras contribui para evitar situações de constrangimento e estresse, permitindo que pacientes e familiares tenham uma experiência mais tranquila durante o atendimento.

“Essa ação representa empatia, inclusão e respeito às diferenças. É uma forma de fortalecer a dignidade humana e assegurar que todos sejam atendidos com sensibilidade e cuidado”, afirmou o parlamentar.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.