Vereadoras propõem medalha com nomes de heroínas do Joanes

 Vereadoras propõem medalha com nomes de heroínas do Joanes

Outro Projeto cria o Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Os Projetos de Decreto Legislativo (PDL) instituindo a medalha Abolição da Escravatura – Escravas Ludovina, Felicidade, Germana e Tereza e instituindo o 27 de março como Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, estão entre as 21 matérias legislativas apresentadas na sessão da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, nesta terça-feira (27). Além dos PDLs, foram oito Requerimentos e onze Indicações.

Os dois PDLs são de autoria das vereadoras Naide Brito, presidenta da Câmara; Luciana Tavares, vice-presidenta; Mirian Martinez, presidenta da Comissão da Mulher; e Débora Régis, presidenta da Comissão de Constituição e Justiça.  As quatro escravas participaram do Levante do Joanes, ocorrido em 1814, foram punidas com 100 chibatadas, cada, e degredo perpétuo em Angola e agora são reconhecidas como heroínas da história ipitanguense.

Principais Matérias

A instalação de placas em toda extensão da Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), com informação sobre as consequências do uso indevido de álcool e frases que estimulem a reflexão sobre seu consumo indevido, foi requerida à prefeita Moema Gramacho pelo vereador Fausto Franco. O objetivo é evitar acidentes.

Já Débora Régis requer do Executivo municipal, em acordo com Translauf, a extensão do horário de micro-ônibus em Areia Branca e, em acordo com a Agerba, a instalação de uma nova linha para atender os conjuntos habitacionais próximos à garagem da BTM. Roque Fagundes pediu à Mesa Diretora da Câmara a reserva do Plenário para a realização da sessão especial em defesa da Petrobras e contra o desmonte da Fafen.

A criação do Museu do Amanhã foi objeto de Indicação de Mirian Martinez aos chefes dos Poderes Executivos estadual e municipal. A vereadora sugere que seja através de edital, para movimentar os arquitetos e os artistas plásticos baianos. O vereador Valmir Sodré indicou ao Executivo que adote as providências necessárias para criar a linha de ônibus Ipitanga/Itinga/Ipitanga, com o itinerário Parque Santa Rita, Parque São Paulo, Conjuntos Habitacionais Dona Lindú e Brisas e Jambeiro.

Em outra Indicação, o vereador Coca Branco pede à prefeita que envie à Câmara informações sobre o Plano Geral da Operação Chuvas 2018, que deverá empreender esforços conjuntos da Defesa Civil, SESP e Seinfra, com vistas as medidas realizadas ou a realizar em prevenção e contenção em localidades ás margens dos rios, canais e córregos e em áreas de risco geológico.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading