Vigilância Sanitária de Lauro de Freitas alerta população para não cair em fake news sobre a dengue

 Vigilância Sanitária de Lauro de Freitas alerta população para não cair em fake news sobre a dengue

Circula em grupos de WhatsApp e redes sociais uma mensagem que alega ser uma recomendação da vigilância sanitária, instruindo as pessoas a colocarem meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos residenciais, duas vezes por semana, como medida de combate aos focos de dengue. A Vigilância Sanitária de Lauro de Freitas (VISA) alerta a população de que este comunicado, sob o título de utilidade pública, é falso.

De acordo com o coordenador da VISA, Adriano Almeida, não há nenhuma recomendação do Ministério da Saúde sobre o uso de cloro nos ralos como medida de combate ao Aedes aegypti. “A Anvisa também não orientou sobre o uso da mistura contra larvas do mosquito. No entanto, o produto pode ser eficaz em áreas com água acumulada, como piscinas, para impedir a sobrevivência dos ovos do mosquito, contanto que seja utilizado na dosagem apropriada”, disse.

Adriano ainda destaca que a medida não é eficaz, pois os ralos das casas não retêm água por tempo suficiente para permitir a proliferação do mosquito. O que a Vigilância Sanitária recomenda para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya são medidas como manter caixas d’água fechadas, limpar as calhas dos telhados, conservar piscinas limpas, usar telas de proteção, aplicar repelentes, evitar o acúmulo de água em vasos de plantas e manter o quintal limpo. 

 

Disque Dengue

A Prefeitura de Lauro de Freitas disponibiliza à população o “Disque Dengue” como canal de comunicação para denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti. O telefone (71) 3369-9919 está em operação das 8h às 14h, e os moradores também podem enviar denúncias por e-mail para (dengue_lf@yahoo.com.br). O Disque Dengue complementa as atividades da Prefeitura no combate aos mosquitos transmissores de arboviroses, com ações diárias e abrangentes em todos os bairros.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading