dezembro 13, 2019

970×90

Web 4.0 – Conheça suas principais características

Web 4.0 – Conheça suas principais características

Você sabe o que é a Web 4.0? Para compreender melhor quais são as características mais marcantes da Web 4.0, é interessante buscar nos arquivos da nossa memória algumas características da internet logo que ela se tornou popular. 

Lembram dos sites com ícones animados que eram o ápice da tecnologia da época? Lembram também que os disquetes eram presenças garantidas em escritórios e empresas?

Nessa fase, os vídeos não tinham a presença que tinham hoje e o download reinava absoluto quando o assunto era consumir música, cinema e entretenimento em geral. Algo diferente do que hoje, em que a tecnologia streaming deu ao mundo o Youtube e a Netflix.

Diante dessa evolução, é possível afirmar que saímos da Web 1.0 e, aos poucos, estamos vendo logo mais adiante uma placa anunciando que estamos bem perto da web 4.0.

O que é a Web 4.0?

A web 4.0, conforme os principais pesquisadores do tema indicam, será como um enorme sistema operacional dotado de inteligência própria e capaz de agregar uma quantidade enorme de conteúdo.

Esse sistema gigantesco terá a capacidade de suportar as interações entre os usuários. Para isso, será processado um grande volume de dados.

Entretanto, é óbvio que alguns resquícios do passado irão continuar a existir na Web 4.0, porém, de maneira mais eficiente e com mais recursos. Um exemplo disso pode ser a plataforma de blogs WordPress

Desde 2003, essa plataforma é uma das mais requisitadas pelos usuários e atualmente ela continua entre as preferidas, principalmente por causa dos seus plugins e recursos que são atualizados constantemente.

Diante disso, a principal distinção entre a internet de décadas passadas e a web 4.0 reside no fato de que esta última será caracterizada pela automação, tendo como base uma tecnologia muito interessante: a Inteligência Artificial.

Os vídeos que o Youtube sugere para a sua lista, o sistema de anti-spam do seu e-mail e o robô que atende você em uma loja online são exemplos práticos da Inteligência Artificial abrindo as portas para a Web 4.0.

Essa forte presença da AI já faz com que alguns teóricos chamem a carinhosamente a Web 4.0 de “Web Simbiótica”, pois a interação entre o usuário e a máquina será cada vez mais constante.

Web 4.0 – As principais características

A Inteligência Artificial vai estabelecer algumas funcionalidades bem interessantes no modo como vamos interagir com as outras pessoas, com as empresas e também como vamos consumir produtos e entretenimento. 

Sendo assim, algumas das principais características da Web 4.0 consistem em alguns pontos bem interessantes, os quais veremos a seguir. 

A Internet das Coisas

É impossível olhar para o futuro e não ver esse termo em todas as situações do nosso dia a dia. A Internet das Coisas, também chamada de IoT, se refere a objetos conectados à internet.

Quando falamos de Internet das Coisas, quem entra em cena não são apenas os notebooks e o smartphones conectados à web, mas também a sua televisão, o refrigerador e, quem sabe, até o seu carro.

Por conta disso, a presença da Inteligência Artificial é muito importante para o desenvolvimento e a popularização da Internet das Coisas.

Melhor interação social

A interação entre usuários sempre foi, desde os seus primórdios, uma das características mais marcantes da internet e na Web 4.0 a situação não será diferente.

Nossos ancestrais já viram ferramentas como o ICQ e conviveram com a ascensão e a queda de redes sociais, o Orkut é uma delas.

Porém, o desenvolvimento da AI dentro das atuais redes sociais tem tudo para fortalecer ainda mais a presença. Hoje, ao acessar o Facebook, é possível saber quais amigos estão próximos, quais os melhores restaurantes nas redondezas e outras indicações de locais.

Além disso, graças ao uso de um assistente digital pessoal, encontrar pessoas, produtos e serviços será cada vez mais fácil e rápido.

Atendimento de qualidade para os clientes

 

Quem tem uma loja virtual deve estar preparado para a Web 4.0, porém alguns pontos ainda serão essenciais. Uma hospedagem, por exemplo, é uma delas, afinal, ela vai assegurar melhor tráfego para o seu site, bem como contar com bons recursos de segurança.

Esse tipo de hospedagem permite mais liberdade de gerenciamento de recursos, tendo em vista que seus servidores podem ser facilmente escaláveis. 

Porém, o atendimento cada vez mais automatizado e inteligente nas lojas online será uma das principais características da internet daqui por diante, especialmente por causa dos chatbots.

A prova disso é simples: um e-commerce é uma loja aberta 24h por dia. Quem vai atender então os clientes que necessitam efetuar alguma aquisição em um horário em que o proprietário não esteja online?

Quem respondeu os robôs acertou. Por isso, que a Inteligência Artificial e o seu conceito de Machine Learning se tornam fundamentais para o próximo passo evolutivo da internet.

Conclusão

Ao olharmos para trás, no modo como a internet se apresentava e como empresas e pessoas a utilizavam, percebemos o quanto a transformação é rápida.

Por isso, para aqueles empreendedores (e até aqueles usuários) que não querem ficar no último vagão do trem virtual da história, é importante já olhar com atenção para o que a Web 4.0 nos proporciona. 

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: