WhatsApp terá função de pagamentos a partir desta segunda-feira (15)

 WhatsApp terá função de pagamentos a partir desta segunda-feira (15)

O WhatsApp terá a função de pagamento a partir  desta segunda-feira (15), de acordo com a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.  Segundo a publicação, a nova funcionalidade da ferramenta de comunicação vai permitir que o usuário transfira dinheiro e faça compras em estabelecimentos.

As transações poderão ser feitas usando cartões de débito ou crédito de instituições financeiras parceiras. Inicialmente, a lista inclui Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas bandeiras Mastercard e Visa. Os pagamentos serão processados pela Cielo e não preveem custos para consumidores e pessoas físicas. Já empresas terão de arcar com uma taxa por transação recebida.

Segundo o diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, a expectativa é ajudá-las a impulsionar as vendas de pequenos negócios . “O pagamento digital torna as vendas mais fáceis e convenientes, especialmente agora, com o isolamento social”, disse à revista.

A função de pagamentos funcionará por meio do Facebook Pay. A expectativa é que no futuro, usuários brasileiros também possam fazer transações por outros aplicativos da empresa, como o Messenger. A função será disponibilizada gradualmente aos usuários nas próximas semanas.  Será necessário cadastrar ou criar uma conta da Cielo pelo Facebook Pay, fornecendo dados como CNPJ, endereço e conta bancária da empresa.

Após o cadastro, o aplicativo levará até três dias para liberar a função. As empresas não precisam ter uma conta em uma das instituições parceiras para receber pagamentos. Cada transação terá uma taxa de 3,99% e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis. Não há limite de transações desse tipo.

Já os clientes que quiserem pagar pelo WhatsApp precisarão ter um cartão de uma das instituições parcerias. Serão aceitos cartões de crédito e débito sem nenhum custo extra para o consumidor.  Entre pessoas físicas Para realizar transferências, é necessário que as duas pessoas tenham conta em alguma das instituições financeiras credenciadas. As transações não têm taxa e são concluídas no mesmo dia, se respeitado o horário de funcionamento da instituição, ou no próximo dia útil.

Na função, apenas cartões de débito serão aceitos. É possível enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transações por dia, respeitando o limite de R$ 5 mil por mês. Cada transação realizada deverá ser liberada com uma senha (PIN) ou por biometria. Segundo a empresa, o mecanismo garante que nenhuma ação seja realizada sem o consentimento do usuário, mesmo que o smartphone seja perdido ou roubado. Segundo o diretor de operações do WhatsApp, o objetivo é continuar aumentando o número de instituições parceiras para levar a ferramenta a mais usuários. “O Brasil é um grande e importante mercado. Queremos ajudar mais pessoas a aderir aos serviços de pagamento digitais e aumentar a consciência sobre eles”, diz ele.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading