Alimentação escolar da rede municipal de Lauro de Freitas segue determinação do PNAE

 Alimentação escolar da rede municipal de Lauro de Freitas segue determinação do PNAE

A Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (Semed) com o objetivo de melhorar a qualidade da alimentação oferecida aos quase 30 mil educandos e educandas da rede de ensino, iniciou o ano letivo de 2020 descentralizando a alimentação, apesar de possuir em seu quadro funcional sete nutricionistas. A vencedora da licitação, além de orientar as nutricionistas pertencentes ao município, conta com oito profissionais em seu quadro, para a produção de cardápios com valores nutricionais balanceados, e servindo refeições “quentes” diariamente como, por exemplo, macarrão à bolonhesa e risoto de frango.

Todo o cardápio é elaborado pela equipe de Nutricionistas de Alimentação Escolar e Planejamento, seguindo determinações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de levar em conta aspectos da alimentação regional, contribuindo também para a educação nutricional do corpo discente. A empresa atua com uma equipe formada por 174 merendeiras que foram devidamente capacitadas para a execução do cardápio planejado, através de treinamentos específicos.

Os cardápios são distribuídos de acordo com as etapas e modalidades de ensino ofertados pelo município (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação em Tempo Integral). Para cada seguimento, há um número específico de serviços e cardápios adequados à faixa etária da população atendida.

Além disso, foram realizados investimentos em benfeitorias das áreas de produção de alimentos, equipamentos e utensílios, modificando o modo de atendimento de refeição totalmente transportada para parcialmente transportada (das 81 unidades de ensino da rede municipal, apenas 12 permanecem transportadas). No transporte, foram adotados todos os requisitos técnicos e legais para manutenção da qualidade dos alimentos (veículos adequados, hotbox, controle de tempo e temperatura, etc).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading