Alunos da EJA se reúnem para culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

 Alunos da EJA se reúnem para culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

Com muita criatividade e produção de novos conhecimentos, estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA da rede municipal de Lauro de Freitas realizaram a culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC, nesta quarta-feira (6/12), na Escola 2 de Julho em Itinga. Paródia, jogral, apresentação teatral, cartazes, exposição de quadros e fotografias, foram produzidos pelos alunos acerca do tema – Direito do Trabalho.

O programa foi aplicado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região – Amatra5 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O TCJ propiciou a capacitação de educadores para que eles replicassem em sala de aula noções fundamentais de direitos trabalhistas, da criança e do adolescente e do consumidor, além de ética e cidadania.

No encerramento, a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra5, juíza Silvia Isabelle do Vale, demonstrou emoção com as apresentações dos alunos e disse estar satisfeita com os resultados obtidos. “Ouvir de vários alunos e professores que o TJC aumentou a autoestima, faz tudo valer a pena. EJA é resistência, é ter certeza de que a educação é o caminho”.

Dentre as apresentações, o estudante André Luis, da Escola Solange Coelho, fez um depoimento sobre a importância do projeto e relatou como o TCJ contribuiu para seu processo de formação. “Com este projeto fui estimulado a buscar mais sobre meus direitos como trabalhador e cidadão. Com esse conhecimento saberemos como lutar pelos nossos direitos de maneira correta e amparados pela lei”. Para finalizar, o estudante agradeceu a Anamatra – Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, que idealizou o programa e a todos os educadores que contribuíram com a ação.

O TJC em Lauro de Freitas foi iniciado em agosto deste ano com palestras sobre aspectos da Cartilha do Trabalhador. Ao longo da realização do programa, os estudantes participaram de encontros com os magistrados para tirarem dúvidas sobre a Reforma Trabalhista.

Participaram da culminância Dinalva Melo, coordenadora Executiva da SEMED, o advogado Antônio Carlos Almeida, representando a Secretaria do Trabalho, Esporte e Lazer, Jefferson Costa, diretor do Departamento da EJA e Tatiana Martins, coordenadora pedagógica da EJA.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading