Alunos do TOPA de Lauro de Freitas marcam presença no Virtual Educa

 Alunos do TOPA de Lauro de Freitas marcam presença no Virtual Educa

Em meio ao evento lotado de fóruns, workshops, estandes e muitas exposições de projetos de diversas partes do mundo voltados à inovação aplicada à educação, estudantes do TOPA (Programa Todos Pela Alfabetização) da rede municipal de Lauro Freitas participaram do Seminário de Socialização dos Resultados da Aplicação dos Testes Cognitivos da 10º etapa do Topa. O seminário foi realizado nesta quarta-feira (6) no contexto do 19º Encontro Internacional Virtual Educa – Bahia – 2018, em Salvador, promovido pelo Instituto Paulo Freire, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Com o objetivo de apresentar experiências de alfabetização da 10º etapa do TOPA de diferentes cidades da Bahia, o seminário também celebrou os 50 anos da “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, com palestra do professor Moacir Gadotti, sobre as inquietações e perspectivas atuais na educação. Os participantes receberam certificação do seminário.

Entusiasmados por estarem participando de um espaço no Virtual Educa, os alunos do TOPA da Escola Municipal Tenente Gustavo levaram para o evento uma estante de horta orgânica, trabalho construído após o desenvolvimento de projetos sobre alimentação saudável, saúde, sustentabilidade e reciclagem, e como viver bem em tempos de crise. Ao fim da exposição, os estudantes distribuíram mudas de hortaliças e plantas medicinais.

“Esse trabalho é o resultado de várias atividades que fizemos com a turma, a fim de resgatar a valorização da terra, seus cuidados, cultivos e como forma de sobrevivência onde possamos trabalhar com os nossos próprios alimentos”, explicou a alfabetizadora Neurides Almeida, ao ressaltar a importância de participar da troca de experiências do TOPA com outras localidades da Bahia no seminário.

Para o estudante Cláudio de Jesus, 43 anos, morador do bairro de Capelão, foi gratificante poder participar do evento. “Essa é uma experiência que não conhecíamos, amei estar aqui, assim como gosto das aulas no TOPA. A horta é uma coisa muito boa porque a gente vai aprendendo, cada dia mais, a saber como se planta, colhe, então é muito bom”.

O universo da 10ª etapa do Programa Todos Pela Alfabetização – TOPA no estado da Bahia atende 105 municípios (prefeituras e entidades), com um total de 12.461 alunos. Na rede municipal de educação de Lauro de Freitas, cerca de 200 jovens e adultos participam do programa.

Virtual Educa – Bahia – 2018

O 19º Encontro Internacional Virtual Educa que está sendo realizado no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (antigo ICEIA), em Salvador, deu início a sua programação no dia 4 (segunda-feira) e segue até o dia 8 (sexta-feira) deste mês. Considerado um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicada ao campo da Educação e Formação, o Virtual Educa apresenta propostas que envolvem conteúdos digitais, crescimento econômico e políticas públicas, representadas por especialistas e pesquisadores ligados à educação.

Com uma participação ativa no evento, o secretário da educação municipal de Lauro de Freitas, Paulo Gabriel Nacif, conta que o Virtual Educa é um espaço de aprendizagem e direcionamento do caminho que a educação deve seguir. “A Bahia, assim como o Brasil e o município de Lauro de Freitas tem o desafio de incluir mais e mais estudantes por meio da educação no século XXI, tempo de inovações tecnológicas. O Virtual Educa traz respostas para esse desafio. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, já definiu que nós teremos uma inclusão radical no mundo das tecnologias – esse é o grande percurso da nossa educação”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading