novembro 23, 2020

970×90

Descolonização do conhecimento é tema da live desta quinta, 23, da Semed

Descolonização do conhecimento é tema da live desta quinta, 23, da Semed

Na live desta quinta-feira, dia 23, em sua conta no Instagram (@Semedlf), a Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas promove uma discussão sobre o processo de descolonização do conhecimento. O encontro ocorre entre as 18 e 19 horas e contará com a participação do doutor em Ensino, Filosofia e História, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), André Carneiro Melo, e do historiador, pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal), Augusto do Amaral, que integra o Departamento de Inclusão e Diversidade da Semed.

O tema da live reflete diversas ações desenvolvidas pela secretaria. Formação continuada de profissionais da educação, licença remunerada para professores desenvolverem pesquisas de mestrado e doutorado, promoção de atividades educomunicativas, realização do Desfile da Emancipação e do Concurso de Literatura são ações que, associadas ao conteúdo pedagógico ministrado em sala de aula, contribuem para processos de descolonização do conhecimento.

Além destas atividades, a adesão a programas voltados para a democratização de tecnologias digitais, como o Educação Conectada, e a inclusão de novas disciplinas no currículo escolar, como Estudo da Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena, Música e Inglês para todos os segmentos cooperam para processos de construção de conhecimento com base na cultura local e sua relação com o mundo.

Neste período de distanciamento físico, necessário para o controle da proliferação do novo coronavírus, o desenvolvimento de rotinas de pedagógicas e a promoção do Concurso de Redação e Desenho e do Festival Digicutural de Estudantes são formas de utilizar o momento mundial para possibilitar que toda a rede produza seus próprios conteúdos a partir de suas reflexões.

Subtemas da live: O primeiro convidado, André Melo, irá propor reflexões sobre ‘Meio ambiente e diversidade cultural no contexto da Educação Básica. Mestre em Comportamento e Biologia Animal, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e graduado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Melo realiza estudos nas áreas de Educação Ambiental e Ensino de Ciências, com ênfase em descolonização do conhecimento, diversidade, cultura e relações étnico-raciais, além de temas vinculados à ecologia de saberes e biodiversidade.

Em seguida, Augusto Amaral vai falar sobre ‘O diálogo intercultural da Educação Básica. Além de atuar como educador no Ensino Fundamental, Amaral é um estudioso de processos de descolonização, tendo especializações e formações em temas como Projetos Educacionais, História e Cultura Baiana, História da Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena, História, Patrimônio e Etnia, além de qualificação em processos de ensino.

Programação da live:

18 horas: Informes Semed;
18h05: Meio Ambiente e diversidade cultural na Educação Básica (André Melo);
18h20: Interatividades;
18h30: O diálogo intercultural na Educação Básica (Augusto Amaral);
18h45: Interatividades;
18h55: Encerramento.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde