Em apenas dois dias de triagem, Mutirão de Cirurgias de Lauro de Freitas já realizou 500 atendimentos

 Em apenas dois dias de triagem, Mutirão de Cirurgias de Lauro de Freitas já realizou 500 atendimentos

No segundo dia de triagem para o Mutirão de Cirurgias em Lauro de Freitas, nesta terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde contabilizava mais de 500 atendimentos. Sob as tendas armadas no estacionamento do Restaurante Popular, centro, moradores do município e de toda RMS buscavam uma vaga para cirurgias de tireoidectomia (retirada da tireoide), vesícula, hérnias, histerectomia para adultos, além de amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia) para crianças.
Com o cartão de marcação na mão, dona Maria Lídia não escondeu a felicidade de já estar com a data marcada para sua histerectomia. “Há três anos fui diagnosticada, mas só agora houve a necessidade de fazer a cirurgia e onde é que eu ia achar outra oportunidade como esta? Temos que reconhecer que nossa prefeita trabalha pra cuidar do seu povo”.


Para fazer a triagem é preciso ter de 14 a 65 anos (adultos) e de 4 a 13 anos (crianças), levar ao local de cadastramento RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e exames laboratoriais. O atendimento, das 7h às 17h, vai até esta quinta-feira (1).
A prefeita Moema Gramacho acompanhou a triagem neste segundo dia e relembrou o sucesso do primeiro mutirão no município. “Agradeço ao governador Rui Costa e ao secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, por trazer o mutirão mais uma vez para Lauro de Freitas e nos possibilitar atender não só os nossos munícipes, mas também moradores de municípios vizinhos”.


Em sua primeira edição em Lauro de Freitas o Mutirão de Cirurgias realizou 1040 procedimentos no Hospital Municipal Dia Jorge Novis. As cirurgias terão início no dia 8 de novembro e também serão realizadas no HMJN, exceto a retirada de tireoide e os procedimentos pediátricos que serão encaminhadas para a rede estadual.

 

Jornalista Mariana Cedrim
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
30/10/2018
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading