Emoção na festa de encerramento do Programa Forças no Esporte 2018

 Emoção na festa de encerramento do Programa Forças no Esporte 2018

O Cine Teatro Santos Dumont, na Base Aérea de Salvador, ficou tomado pela emoção na manhã desta quarta-feira (12), ao celebrar o encerramento das atividades do Programa Forças no Esporte – Profesp 2018. Mais de 180 alunos da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas, familiares, autoridades militares e municipais, participaram da cerimônia que rendeu homenagem póstuma a aluna Eduarda Sales Barreto. Os alunos fizeram apresentações de canto e dança com acompanhamento da Banda de Música da Base Aérea.

A apresentação de alunos medalhistas da “Corrida de Orientação”, atividade esportiva em que o praticante percorre uma rota desconhecida apenas com o auxílio de um mapa e uma bússola, marcou o início das recordações de um ano movimentado pelo acesso à cultura do esporte. Parte das atividades desenvolvidas pelo Profesp, o coral Aquarela encantou a todos e demonstrou ser uma das práticas preferidas entre os alunos. “Fazemos muitas coisas. Eu gosto do futebol, da dança, mas o coral é o que mais gosto aqui”, afirmou David Correia, 11, da Escola Municipal Esfinge.

Entre os “Destaques do ano”, a aluna Marcelly Fonseca, 14, da Escola Amauri Montalvão, conta que faz parte do programa desde os oito anos de idade. “Durante esses anos foram muitos aprendizados. O Profesp contribuiu com meu crescimento e sou muito grata a isso”, conclamou a jovem que descobriu no coral uma paixão por cantar. Quatro alunos receberam certificado Aluno Destaque do Ano. Os estudantes são em sua maioria da comunidade de Areia Branca, das escolas municipais Tenente Gustavo, Edivaldo Boaventura, Capiarara, Capitulino, Eurides Santana, Esfinge, Amauri Montalvão e Barro Duro.

No momento de maior emoção, a 1º Tenente, Juliana Nejaim, responsável pelo acompanhamento social dos alunos, conduziu a homenagem póstuma a Maria Eduarda Sales Barreto, aluna do programa. “Duda ou Dudinha, assim era conhecida nossa campeã que amava me marcar com o seu batom. Medalhista, vencedora de campeonatos que hoje enche nossos corações de muita saudade”, discursou Nejaim aos prantos. A tenente também foi homenageada por sua dedicação ao programa através de vídeos enviados por amigos e familiares. Ao fim da festa de encerramento, todos os alunos ganharam presente de Natal.

O secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif ressaltou a importância das Forças Armadas no processo de aprendizado desportivo. “Temos aqui a representação de profissionais que se empenham na transformação da vida de crianças e jovens. Um programa que se desenvolve pela presença do estado brasileiro e que deve ser ampliado para continuar traçando futuros de maneira firme. Sem dúvida uma parceria que nossa prefeita Moema Gramacho cativa e faz questão de preservar”, destacou Nacif. Os secretários Erasmo Moura (Sesa), Huldaci Santana (Semdesc) e Barbara Chaves (SPM), também estiveram presentes na cerimônia.

Sobre o Profesp – Fomentado pelo Ministério da Defesa por meio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com a Secretária Municipal de Educação (SEMED), o PROFESP promove o desenvolvimento esportivo com o intuito de aproximar as Forças Armadas da comunidade, visando a inclusão social de crianças e adolescentes e a promoção da saúde e do bem-estar físico.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

12/12/2018

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading