Escola Municipal Governador Mário Covas recebe a Camerata Quadro Solar da OSBA nesta quinta-feira

 Escola Municipal Governador Mário Covas recebe a Camerata Quadro Solar da OSBA nesta quinta-feira

A programação cultural do mês da criança na Escola Municipal Governador Mário Covas, em Itinga, Lauro de Freitas, continua nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, às 10h, com a apresentação da Camerata Quadro Solar. Na oportunidade, os alunos do turno matutino serão contemplados com a aula show do quarteto, que atualmente é composto por Andréa Bandeira (flauta), Mário Gonçalves (violino) e Ygor Ghensev (violoncelo) e faz parte do projeto Camerata para Todos, da Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural e Teatro Castro Alves, que tem como objetivo aproximar o grande público da música erudita, promovendo a formação de plateia.

A Escola Municipal Governador Mário Covas pretende com essa ação artística e cultural tornar o ambiente escolar ainda mais divertido, mágico, estimulante e criativo, contribuindo assim para a formação cognitiva e ampliando a visão de mundo, a partir de novas perspectivas de vida, com incentivos positivos e desafiadores.

A apresentação tem caráter artístico e didático e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores, o período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens. No último dia 7 de outubro, os estudantes do turno vespertino, receberam pela primeira vez na Escola Mário Covas, a apresentação da Camerata Opus Lúmen, que deu um show e encantou educandos e educadores, com um repertório especial para ocasião da semana da criança.

Os integrantes da Quadro Solar são músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia e têm em seus currículos experiência em diferentes trabalhos de câmara e como solistas. O grupo se apresentou em alguns projetos como “Porque Hoje é Sábado”, Projeto “Tocarte”, e no “X Festival de Música Instrumental da Bahia”.

Tocar os Quartetos para flauta e cordas de A. W. Mozart e explorar o repertório para esta formação foi o que motivou a formação da camerata Quadro Solar. Embora o termo “quarteto” seja associado, como gênero, a instrumentos de cordas, alguns compositores não se prenderam a esta formação padrão (2 violinos, viola e violoncelo), substituindo um dos violinos do quarteto de cordas por um piano ou um instrumento de sopro, como a flauta. Além de A. W. Mozart, G. Rossini, C. Bach, L. Boccherini e G. Gershwin fazem parte do repertório do grupo.

SOBRE O PROJETO – O Projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia tem como objetivo oportunizar a apreciação musical com vistas à difusão e o acesso à música erudita e popular, contribuindo para a formação cidadã dos baianos. Para tanto, o Projeto possibilita o acesso gratuito dos mais diversos tipos de público a apresentações dos Grupos de Câmara da OSBA em locais alternativos da cidade como igrejas, associações comunitárias, museus, ONGs, hospitais, escolas das redes pública e privada, entre outros.

A Escola Municipal Governador Mário Covas, está localizada no município de Lauro de Freitas – BA, Itinga, situada no Loteamento Parque São Paulo, s/n próximo ao antigo fim de linha dos ônibus. Tel.: 71 3251-8115 / 3365-1529.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading