Grávidas que se vacinaram com AstraZeneca devem receber 2ª dose só 45 dias após parto

 Grávidas que se vacinaram com AstraZeneca devem receber 2ª dose só 45 dias após parto

Gestantes que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 devem aguardar até o fim da gestação e do puerpério (ou seja, até 45 dias após o parto) para completar o esquema vacinal com a segunda dose, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, a orientação consta de nota técnica divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Ministério da Saúde.

A medida ocorre após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orientar a suspensão temporária da aplicação da vacina da AstraZeneca em gestantes e puérperas no país.

A decisão foi tomada como precaução após a morte de uma gestante do Rio de Janeiro que havia tomado a vacina e teve caso suspeito de síndrome de trombose com trombocitopenia (baixa quantidade de plaquetas no sangue), quadro extremamente raro, e cuja relação com a vacina é investigada.

Com a suspensão, a vacinação de gestantes que ainda não tinham recebido as doses passou a ocorrer no país com o uso de imunizantes da Pfizer e do Butantan. Também ficou restrita a gestantes com doenças preexistentes.

Havia dúvidas, porém, sobre qual seria a orientação da Saúde para as gestantes que já haviam recebido a primeira dose da AstraZeneca.

Atualmente, o prazo regular para aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de três meses. Na prática, com a mudança, algumas gestantes podem ter prazo maior para receber a segunda dose desse imunizante.

Já grávidas e puérperas que receberam a primeira dose da vacina do Butantan ou da Pfizer devem completar o esquema no intervalo recomendado para cada uma delas —que é de 4 e 12 semanas, respectivamente.

Segundo o ministério, até o dia 10 de maio, mais de 15 mil grávidas foram vacinadas com doses da AstraZeneca no Brasil. Não há informações sobre outros casos de eventos adversos graves.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading