Mais de 700 mil camisinhas já foram distribuídas no Carnaval

Baianos e turistas dão o exemplo quando o assunto é sexo seguro. Até as 15h deste sábado (25), mais de 700 mil preservativos já foram distribuídos nos circuitos do Carnaval de Salvador e de Porto Seguro  A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibilizou cerca de 4 milhões de camisinhas até o final dos festejos.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Aparecida Figueiredo, para facilitar o acesso dos foliões aos preservativos, ações informativas são realizadas nas ruas da capital e do interior, bem como stands foram montados nos circuitos, possibilitando intensificar a ação educativa e realizar testes rápidos para identificar doenças sexualmente transmissíveis, tais como sífilis, HIV/Aids e hepatites B e C. “Apenas na capital temos a capacidade de realizar 1.600 testes por dia”, afirma Figueiredo.

Na capital, os postos de testagem foram montados em Ondina, na Avenida Adhemar de Barros, e outro na Barra, na Avenida Centenário. Já em Porto Seguro, foi instalado na Passarela do Descobrimento. Os três serviços, além dos testes, fazem aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, enfermeira, bioquímico e psicólogo. Os postos funcionam até terça-feira (28), sempre das 17h às 2h.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que mesmo com o avanço no tratamento da aids, é necessário que todos fiquem atentos para a prevenção e façam exames regularmente para evitar a transmissão para seus parceiros. “Acreditamos que essa é uma ação fundamental no carnaval para chamar a atenção de todos para que tenham relações de forma segura”, afirma Vilas-Boas.

Os testes são feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em 20 minutos. “Fazemos os testes e damos o aconselhamento. Em caso positivo, a pessoa atendida já sai com a consulta agendada. Sendo negativo, reforçamos a importância da prevenção”, disse Maria Aparecida Figueiredo.

Campanha

Neste carnaval, a Sesab lançou a campanha “Pegou uma Camisinha? Oclinhos pra você”, que é voltada, prioritariamente, para o público mais jovem. Veja a campanha. De acordo com dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos, os casos de HIV/Aids cresceram 85% entre os jovens de 15 a 24 anos em todo o país.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading